quarta-feira, maio 31, 2006

Memórias do Baú LII - Os "Ratas" - O "Lamego"

O "Lamego" era um "rata"... diferente.

Era da "província" (Lamego), numa altura em que a diferença cultural era muito mais forte do que é hoje. Tinha uma voz alta e aguda, e falava sem parar (até nos enervar...), usando a 2ª pessoa do plural tal como vem na gramática: "Pensasteis que eu escondia a 'bolama' ai?".

Rapidamente houve quem, fazendo um "jogo de palavras" com a sua terra de origem, lhe colocasse a alcunha de "labrego", que foi prontamente desencorajada pelos graduados, por nos parecer tão... real.

O "Lamego", com o seu comportamento "espalhafatoso" e às vezes enervante, apenas procurava o "tempo de antena" que não tinha em casa, por ser um dos alunos que só ia a casa nas férias. Não consigo sequer imaginar o que isto significa para um miúdo de 10 anos...

Talvez por nunca ter o "stress" de limpar os botões para sair ao Sábado, o "Lamego" começou a voluntariar-se para limpar os meus, tendo posteriormente (sempre em regime de voluntariado) alargado a sua responsabilidade a todo o meu fardamento.

No "3 de Março", veio a recompensa: uma espada colocada à sua exclusiva responsabilidade!...

Para acederes ao "post" anterior sobre os "Ratas", clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre os "Ratas", clica aqui.

segunda-feira, maio 29, 2006

Memórias do Baú LI - "Almofadadas" e Outros "Granéis"


No fim de cada período escolar havia um conjunto de actividades que visavam descontrair os alunos, após alguns meses de esforço escolar e de disciplina militar.

Para além das tradicionais "almofadadas", outra das actividades desenvolvidas eram os jogos de "brutebol", espécie de rugby só com formações (des)ordenadas, em que o objectivo era fazer chegar a bola ao "alvo" do adversário (no ginásio era um colchão, no geral da Companhia eram as balizas feitas com os caixotes do lixo) por todos os meios possíveis e imaginários.

O número de elementos de cada equipa dependia dos camaradas disponíveis - quantos mais, melhor - e a "ciência" para "sobreviver" ao jogo passava essencialmente por empurrar o portador da bola (ou a zona onde se suponha que este estaria) sem se deixar envolver numa "molhada" e ser pisado e/ou esmagado por dezenas de camaradas.

Como desafio, fica a sugestão aos leitores de tentarem descobrir onde é que está a bola... ;-)

Para acederes ao "post" anterior sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

sexta-feira, maio 26, 2006

O Aluno com Maior Percentagem de Medalhas Conquistadas (Parte I)

Continuação de O Aluno com Maior Percentagem de Medalhas Conquistadas (Introdução).

Dos Comandantes de Batalhão que tive, o 641/74 (Alves Caetano) é aquele de quem guardo a imagem mais positiva.

Era um aluno excepcional, quer na componente literária, quer na militar e física, e a "atestá-lo" tinha uma "molhada" de medalhas, em número muito superior ao que o nosso cérebro é capaz de contar com um olhar.

Quando vi a fotografia anexa na "História do Colégio Militar", que o classifica como "o até hoje mais medalhado dos Colegiais", resolvi contá-las.

17. 17! Dezassete? Mas o número máximo de medalhas que era possível alguém ganhar era de 16 - ou, pelo menos, era essa a ideia que eu tinha.

Analisando a fotografia em detalhe, descobri 3 curiosidades, que vou partilhar com os leitores.

Continua em O Aluno com Maior Percentagem de Medalhas Conquistadas (Parte II).

quarta-feira, maio 24, 2006

Memórias do Baú L - As Redacções


Autor: 114/84.

Mais um momento cultural!

Neste caso, temos a (até agora desconhecida) história de "Lourence" da Arábia.

Para acederes ao "post" anterior sobre as Redacções, clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre as Redacções, clica aqui.

segunda-feira, maio 22, 2006

Memórias do Baú XLIX - "Almofadadas" e Outros "Granéis"


Aqui temos um verdadeiro "guerreiro": o 30/84 (à direita). Uma vez atacado, saltou da cama e combateu os "invasores" até à exaustão.

É tal o empenho, que até o "invasor" parece estar a dizer "não me batas mais!"...

Para acederes ao "post" anterior sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

domingo, maio 21, 2006

O Aluno com Maior Percentagem de Medalhas Conquistadas (Introdução)

Devia haver no Colégio uma galeria de “alunos ilustres”, com os alunos mais medalhados de sempre. Para além de uma (justa) homenagem, seria uma forma de “inspirar” os alunos do presente a lutarem pela excelência.

Dado que o número máximo de medalhas tem variado ao longo dos tempos, a forma mais justa de seleccionar os alunos para a galeria seria dividindo o número de medalhas que ganharam pelo número máximo de medalhas que era possível ganhar na sua época, calculando assim uma percentagem.

Embora haja ao longo da história do Colégio vários alunos que ganharam 100% do número máximo de medalhas que era possível ganhar na sua época, o topo da lista seria ocupado por um aluno que ganhou 106,25% do número máximo de medalhas para a sua época, ou seja, ganhou mais medalhas do que o máximo teórico.

Esta série é sobre esta "curiosidade colegial".

Continua em O Aluno com Maior Percentagem de Medalhas Conquistadas (Parte I).

sexta-feira, maio 19, 2006

O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Parte II)

Continuação de O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Parte I).

Na semana seguinte fui "intimado" a apresentar-me no gabinete do "Panzer".

O "Panzer" era um tenente ex-aluno, que tinha fama de ter sido um "duro" enquanto aluno, e que gostava de manter essa fama enquanto oficial.

Apesar de tudo, sempre achei que de "duro" ele só tinha a fama; o que ele não gostava (quem gosta?) era de ser "toureado" pelos alunos, e havia alguma tendência da malta em abusar só porque ele era ex-aluno.

Por motivos que nunca entendi - não era certamente pelas marcas que alcançava na pista de combate - tinha sempre boas notas a Instrução Militar, e acho que essa decisão passava também pelo "Panzer". Por isso, senti-o com um misto de satisfação por ir "entalar" mais um "malandro", e de insatisfação por ser este "malandro". É que o "Panzer" sabia perfeitamente que o Major era um bocado ingénuo na relação com os alunos, e que era natural que estes usassem alguns esquemas para o enganar. Mas um engano destes, era evidente demais...

- "Explica-me lá como é que fizeste este tempo." - perguntou-me.

- "Não fiz." - respondi.

Preciso de explicar que, na altura, eu gostava bastante de utilizar a ironia, ainda que correndo o risco de esta não ser apreciada. Por isso, achei que era melhor fornecer as informações "a saca-rolhas" do que começar logo a "desbobinar" a história toda.

- "Então como é que explicas isto?"

- "Foi um engano do Major."

- "E porque é que não lhe chamaste à atenção?"

- "Chamei, mas ele confirmou que eu ia muito bem e que, se tivesse usado a 'Técnica do Arantes' tinha batido o 'record' do Colégio."

O "Panzer" teve que se agarrar ao bigode e fazer um esforço enorme para não se "partir a rir" à minha frente, ao imaginar o Major a explicar a um "perneta" como eu que se me tivesse esforçado tinha batido o "record" do Colégio. É que era preciso ser mesmo muito distraído...

Depois de uma pausa para se recompor, olhou para mim com um ar sério e disse:

- "Obrigado. Podes ir."

Não sei se fiquei para a posteridade como um dos melhores a fazer a pista de combate. O que é um facto é que a nota ao fim do período não reflectiu a extraordinária melhoria na performance.

quarta-feira, maio 17, 2006

100 Comentários

Este é o "post" nº 100 do "blog".

O "blog" começou por ser um veículo para publicar algumas fotografias que eu tirei nos tempos do Colégio e que pensei que, por serem raras, teriam algum interesse (pelo menos para os "visados").

No dia 15 de Dezembro, eu escrevia: "Hoje, dezena e meia de 'posts' depois, já percebi o que é um 'blog' e já percebi o que quero fazer com o meu: não quero divagar sobre os meus 'estados de alma' ou dar opiniões inflamadas e/ou subjectivas sobre o futuro da humanidade ou até mesmo o do Colégio; quero essencialmente partilhar uma série de memórias em suporte físico – fotografias, etc – e recordar algumas histórias engraçadas dos tempos do Colégio."

Duplo engano. Não só as fotografias não despertaram uma onda de curiosidade e comentários, nem da parte dos "visados", como eu acabei (por isso mesmo) por acrescentar comentários subjectivos sobre alguns aspectos do Colégio.

Quanto aos comentários aos meus comentários, houve poucos e tímidos. Não só ninguém publica as suas "memórias" - parecemos todos o Museu do Colégio: cheio de História, mas nem no "3 de Março" está aberto para ser visitado pelos ex-alunos - como ninguém comenta as memórias dos outros. Ninguém tem sequer tempo para ler as memórias dos outros, quanto mais comentá-las.

Houve alguns comentários interessantes, em especial por parte de anónimos, que tiveram o mérito de causar alguma polémica e "inflamação", mas assim que estes deixaram de comentar, a coisa estagnou. Aliás, mesmo ao nível de outros "blogs" e das "mailing lists", a generalidade das pessoas só se manifesta para sufocar as polémicas. "Prejudicam a imagem do Colégio", dizem. Como se o silêncio não fosse pior.

No fim de contas, esta é apenas mais uma consequência do alheamento que a generalidade dos ex-alunos mantém em relação ao Colégio. Poucos são sócios da AAACM, menos vão ao 3 de Março, e menos ainda se envolvem em actividades relacionadas com o Colégio. O investimento que o Colégio fez em nós, devolvemo-lo à sociedade, certamente com uma rentabilidade "fantástica", mas não nos sobra nem um bocadinho para o próprio Colégio.

segunda-feira, maio 15, 2006

Memórias do Baú XLVIII - "Almofadadas" e Outros "Granéis"


Um ataque de "almofadada" é uma aula de Ciências Humanas e Sociais. Ao observarmos as reacções de um camarada, podemos tirar muitas conclusões sobre a sua maneira de ser como indivíduo e como elemento de um grupo.

No "post" anterior desta série vimos camaradas que, apesar de a camarata estar toda em alvoroço, continuavam na cama como se não fosse nada com eles. É um "clássico" que todos os dias vemos repetido, quer na nossa vida profissional, quer na pessoal.

O "post" de hoje apresenta outro "clássico": a redução da acção à defesa do espaço pessoal, até que o ataque termine. Não há aqui qualquer intenção de rechaçar o inimigo, mas sim simplesmente a de sobreviver.

Gestores, sigam o meu conselho: organizem uma sessão de "almofadada" entre os candidatos a uma posição na vossa empresa, e rapidamente perceberão quem devem contratar.

Para acederes ao "post" anterior sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

sexta-feira, maio 12, 2006

O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Parte I)

Continuação de O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Introdução).

Lá estava eu na linha de partida para mais uma prova na pista de combate.

Não era uma coisa que me desagradasse particularmente, mas também não me dava grande prazer, por isso limitava-me a cumprir com um esforço moderado, sem demonstrar desinteresse, mas sabendo à partida que era um forte candidato a um dos 20% piores tempos.

O "record" da pista de combate era ligeiramente inferior a 1 minuto, ao qual eu acrescentava normalmente 25 a 30 segundos.

Iniciei a minha prova, fiz a minha secção favorita - paliçada, muro, vala e "mergulho" para passar por baixo dos arames - e lá segui com a minha obrigação. Depois da corrida até ao final, regressei "pachorrentamente" até ao local (perto do inicio) em que se encontrava o Major Fernandes, com um cronómetro em cada mão, a dar as ordens de partida.

Espreitei por cima do ombro do Major, e nem queria acreditar no tempo que estava registado.

- Um minuto???!!!! (*)

- Ah Chagas, já chegaste... ias muito bem, muito bem! - disse o Major, não tirando os olhos dos meus camaradas que se encontravam nesse momento na pista.

- Mas meu Major, isso não é possível!

- Claro que é possível!...

- Mas...

- ... e se tivesses usado a "Técnica do Arantes" - eu estou farto de vos dizer isto mas vocês não me ligam nenhuma - tinhas certamente batido o "record" do Colégio.

- Mas, ó meu Major, eu costumo fazer mais de 1:25...

- Mas ias muito bem, já te disse que ias muito bem! Agora deixa-me que tenho que despachar o resto da malta.

Encolhi os ombros e lá fui à minha vida, calculando que a coisa não ia ficar por ali.

E não ficou.

Continua em O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Parte II).

-----------------

(*) Não me lembro do tempo exacto, mas o erro não será superior a 1 segundo.

quarta-feira, maio 10, 2006

O Colégio na "Revista dos Combatentes"

A "Revista dos Combatentes", no seu nº 9 (Abril/Maio de 2006), tem como tema de capa "Meninos da Luz marcham para o futuro".

No interior há várias páginas dedicadas ao Colégio e outras dedicadas a ou escritas por ex-alunos de prestígio.

Dado que nem todos os ex-alunos têm a projecção mediática que merecem, publico em seguida uma das fotografias incluidas na revista, com o objectivo de esclarecer os milhares de leitores da mesma que terão feito a si próprios a pergunta "quem é aquela 'malta' que está atrás do Chagas?". Entre a 'malta' em 2º plano estão o 33/20 - António de Spínola e o seu sucessor 33/77 - Alexandre Fernandes (filho do Prof. Dario).

Fica o esclarecimento aos leitores da revista... ;-)

segunda-feira, maio 08, 2006

Memórias do Baú XLVII - "Almofadadas" e Outros "Granéis"


Um militar tem que ser capaz de (1) desenvolver acções com a inteligência e destreza suficientes para surpreender o IN, e (2) reagir com prontidão e eficácia a um ataque de surpresa do IN.

Estas acções eram treinadas em alturas estratégicas, nomeadamente nas últimas noites de cada período escolar, nas quais a disciplina era "afrouxada" de forma a dar espaço a "exercícios de campo" com diversas configurações.

Nos exercícios mais simples, uma camarata atacava a outra de surpresa, mas havia configurações mais complexas, com emboscadas, ou configurações mais desiguais, com ataques entre diferentes companhias.

O saldo dos exercícios caracterizava-se geralmente por tonturas causadas pelo acordar súbito e pelo impacto das almofadas, mas também por uma enorme quantidade do novas histórias "épicas" para contar.

Ao lado apresenta-se uma versão editada da fotografia, para que se possa verificar que toda a camarata estava tranformada num "campo de batalha"...

Para acederes ao "post" seguinte sobre "Almofadadas" e Outros "Granéis", clica aqui.

domingo, maio 07, 2006

O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Introdução)

Há dias em que um homem se sente forte, seguro e descontraído, e nos quais as coisas lhe correm melhor do que esperava. Por vezes, atinge resultados que ficam a uma distância muito pequena de uma meta importante, ficando a interrogar-se sobre o que poderia ter acontecido se estivesse um bocado mais focado no atingimento de objectivos...

Esta série é sobre um dia desses na vida de um homem.

Continua em O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate (Parte I).

sexta-feira, maio 05, 2006

Gratidão (Parte I)

Todos nós tivemos ao longo da nossa vida influências que moldaram (formaram/deformaram) o nosso carácter e que fizeram de nós o que somos hoje.

Para avaliarmos a importância dessas influências é preciso tempo (*), pois só o passar dos anos faz sedimentar as experiências irrelevantes e sobressair as relevantes, e memória, pois as experiências mais relevantes podem ter ocorrido em tempos remotos.

A volatilidade da nossa memória faz-nos perder a noção de algumas influências fundamentais que certamente tivémos quando eramos crianças, e que não conseguimos materializar de forma objectiva: professores(as) primários(as), família alargada, etc.

Depois, há as influências que tivémos mas não queremos ou não somos capazes de reconhecer. Há filhos que, na adolescência, têm conflitos com os pais, para depois serem iguais a estes (embora quase nunca o reconheçam...).

Finalmente, há as influências que reconhecemos e das quais nos orgulhamos.

Identificadas as influências positivas, há duas posições possíveis: a gratidão "passiva" e a gratidão "activa".

A gratidão "passiva" é a mais frequente. Estamos gratos a uma pessoa mas guardamos para nós essa gratidão, por vergonha, falta de tempo, falta de oportunidade, ou por acharmos que é irrelevante para a outra pessoa, e só quando a pessoa desaparece do nosso convívio é que lamentamos nunca lhe ter dito o quanto a sua influência foi importante para nós.

A gratidão "activa" dignifica-nos e "humaniza-nos", e é muito importante para o destinatário. Se ainda estiver no activo, reforça a sua acção educativa; se já estiver na reforma, constitui um reforço positivo para uma fase em que por vezes se fazem análises do género "Será que fiz bem? Será que fiz tudo o que podia ter feito? Será que exagerei nesta ou naquela atitude?".

Recentemente arranjei tempo, criei uma oportunidade, perdi a vergonha, e disse a um dos meus educadores que ele tinha tido uma grande importância na minha educação. Custou menos do que eu esperava, e o resultado foi muito positivo. Recomendo.

Continua em A Gratidão (Parte II).

-------------

(*) Pelo menos 20 anos...

quinta-feira, maio 04, 2006

Resumo de Março e Abril de 2006

Este "post" faz o resumo da actividade do "blog" em Março e Abril de 2006.

Neste período há a destacar duas polémicas interessantes: uma esperada/provocada - Um Homem Não Chora(va) - e outra inesperada - Os Jantares de Curso.

No tema Histórias do Meu Tempo de Colégio, há a destacar a finalização da série As Elites da Elite, a apresentação da série A Técnica do Arantes e uma Edição Especial da série L. A. C. - Liga Anti-Cavalo.

No tema Memórias do Baú, para além das habituais Requisições e Redacções, há a destacar as memórias sobre a Abertura Solene, a "Mocada" e o "Enxoval".

Se preferirem, podem iniciar a exploração pela página inicial.

Agradeço comentários/sugestões.

quarta-feira, maio 03, 2006

Memórias do Baú XLVI - As Requisições


Um dos raros alunos que acerta na cor da requisição para o material não-escolar!...

Para acederes ao "post" anterior sobre as requisições, clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre as requisições, clica aqui.

segunda-feira, maio 01, 2006

Memórias do Baú XLV - A "Mocada"


"Chaminhas", o Defenestrado (*)

Reza a história que em 1 de Dezembro de 1640, no assalto dos conjurados ao Palácio da Ribeira (no Terreiro do Paço), o traidor Miguel de Vasconcelos foi encontrado escondido num armário e foi lançado pela janela.

A nossa reconstituição história, em vez do habitual boneco feito com almofadas, contou com o "Chaminhas" (475/77) no papel de Miguel de Vasconcelos, que saltou de forma decidida da varanda dos Claustros.

Consta que a "aterragem" do Miguel de Vasconcelos não terá sido tão suave como a do nosso camarada... ;-)

Para acederes ao "post" anterior sobre a "Mocada", clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre a "Mocada", clica aqui.

-------------------------

(*) Defenestrar: lançar violentamente de uma janela ou varanda para a rua.