segunda-feira, julho 31, 2006

A "Guerra das Turmas" (Parte II)

Continuação de A "Guerra das Turmas" (Parte I).

A estrutura das turmas manteve-se até ao 5º ano, com as habituais entradas e saídas dos que "chumbavam" e algumas raras mudanças de alunos de uma turma para outra, para equilibrar o número de alunos em cada turma.

Foi devido a um desses acertos (cujo critério nunca cheguei a perceber completamente) que tive a felicidade de viver por dentro esta diferença de culturas, uma vez que estive na Turma B no 1º e 2º anos e na Turma C do 3º ao 5º.

O choque da mudança foi enorme. Não só estava mais afastado das amizades mais fortes que tinha feito nos anos anteriores, como estava "entregue aos bichos", tendo percebido que a minha maior preocupação devia ser a de contribuir para "desenrascar" os "aflitos", e não a de tirar boas notas.

Na Turma B, os estudos e os trabalhos eram essencialmente feitos individualmente ou em grupos de dois; na Turma C, era tudo feito "em família", e os trabalhos dos melhores alunos circulavam pela turma para que todos os outros pudessem produzir as suas próprias "adaptações" a tempo da aula seguinte.

Passei a ter um conjunto de responsabilidades acrescidas durante os testes, pois tinha a "obrigação" de ir passando as resoluções dos exercícios a um conjunto de camaradas que estavam dependentes da minha ajuda para obter uma nota positiva.

Resultado: as minhas notas desceram, apanhei alguns "ataques de nervos" devido à dificuldade em me concentrar durante os testes com toda a gente a "bichanar", mas senti-me num ambiente "familiar", mais alinhado com aquilo que eu considerava o espírito colegial.

Continua em A "Guerra das Turmas" (Parte III).

terça-feira, julho 25, 2006

sexta-feira, julho 21, 2006

segunda-feira, julho 17, 2006

"3 de Março" - 2003 (VI)




Fotografado: "Bata".

quinta-feira, julho 13, 2006

"3 de Março" - 2003 (V)




Fotografados: "Bata", 481/77 e 358/77.

domingo, julho 09, 2006

"3 de Março" - 2003 (IV)




Fotografados: 539/77, 522/77 e 358/77.

quinta-feira, julho 06, 2006

"3 de Março" - 2003 (III)




Fotografados: 350/77, 335/76, "Bata".

segunda-feira, julho 03, 2006

Resumo de Maio e Junho de 2006

Este "post" faz o resumo da actividade do "blog" em Maio e Junho de 2006.

Neste período o "blog" atingiu a marca dos 100 "posts", e passou a contar com uma nova forma de mostrar os comentários. O objectivo desta alteração é tornar os comentários mais "dinâmicos", proporcionando maiores trocas de opiniões (mas o resultado até agora tem ficado claramente aquém das expectativas).

No tema Histórias do Meu Tempo de Colégio, há a destacar a série O Aluno com Maior Percentagem de Medalhas Conquistadas, uma "investigação" a uma "curiosidade colegial". Foi também publicada a série O Homem Que Quase Bateu o "Record" da Pista de Combate e iniciada a série A "Guerra das Turmas".

No tema Memórias do Baú, para além das habituais Requisições e Redacções, há a destacar as memórias sobre a "Mocada" e as "Almofadadas" e Outros "Granéis".

Durante os meses de Verão o "blog" estará em "Serviços Mínimos", ao abrigo dos quais está a ser publicada a série "3 de Março" - 2003.

Se preferirem, podem iniciar a exploração pela página inicial.

Agradeço comentários/sugestões.