quarta-feira, agosto 30, 2006

"3 de Março" - 2003 (X)




Fotografados: 544/77, 350/77, 335/76 e 446/76.

domingo, agosto 27, 2006

quinta-feira, agosto 17, 2006

Memórias do Baú LIX - A Canon Canonet

O site da Canon apresenta-a como "Canon's first intermediate-class, Lens-Shutter 35mm camera". A sua comercialização começou em Janeiro de 1961, tendo o número de unidades vendidas ultrapassado um milhão.

A do meu pai foi comprada em Agosto de 1964, em Singapura, a caminho de uma Comissão em Timor. Depois andou pela Guiné e por Angola, para finalmente regressar à Metrópole e terminar a sua "carreira" de 21 anos... comigo, no Colégio Militar.

O pó, os maus-tratos, a falta de manutenção, e também o facto de o mundo entretanto ter passado a ser a cores, contribuiram para que as fotografias na fase final não tivessem grande qualidade, mas mais não se podia exigir a esta "guerreira", após uma "carreira" certamente mais longa do que a esmagadora maioria do seu milhão de "irmãs".

Na viagem de finalistas (Páscoa de 1985), na passagem por Andorra, comprei uma máquina nova; poucas semanas depois, já no início do 3º Período, a Canonet tirou a sua última fotografia.

Agora observa, divertida, o novo mundo digital a partir de uma prateleira em minha casa.

sábado, agosto 12, 2006

A "Guerra das Turmas" (Parte III)

Continuação de A "Guerra das Turmas" (Parte II).

A "Guerra" em Números

O quadro apresentado, que recorre a um indicador objectivo (número de medalhas conquistadas), demonstra a diferença entre o desempenho das turmas que foi referida nos "posts" anteriores desta série.

A Turma B apresenta uma performance "esmagadora": conquistou 56% do total de medalhas no período referido, tendo conquistado 78% das medalhas de Ouro. A Turma A apresenta a performance mais fraca, com apenas 12% do total de medalhas conquistadas.


Mas se a superioridade global da Turma B é inquestionável, no 5º Ano há que destacar o "brilhante" desempenho da Turma C, que "arrasou", apesar do regulamento mais restritivo em vigor desde o 3º ano... o que demonstra que é possível compatibilizar os bons resultados com a "balda". Uma lição que me ficou para toda a vida... ;-)

Continua em A "Guerra das Turmas" (Parte IV).

---------------

Nota 1: as turmas mantiveram praticamente os mesmos elementos "medalháveis" ao longo dos 5 anos, pelo que os resultados são perfeitamente comparáveis.

Nota 2: a explicação para o "desaire" do 3º ano pode ser encontrada aqui.