quinta-feira, novembro 29, 2007

Memórias do Baú CXV - Os Graduados


Após uma saída de 4ª feira, um "snack" com croissants com chocolate.

Fotografados: 357/77 e 439/76.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Memórias do Baú CXIV - Exercícios Militares


Carregueira, 1985.

Para acederes ao "post" anterior sobre os Exercícios Militares, clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre os Exercícios Militares, clica aqui.

domingo, novembro 18, 2007

Memórias do Baú CXIII - Os Chás Dançantes


Cartaz do Chá Dançante do 7º ano, em 1984. A referência ao "11º ano" visava marcar a diferença para os outros Chás do ano - este sim, ia ser especial.

Para acederes ao "post" anterior sobre os Chás Dançantes, clica aqui.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Dois Anos de "Blog"

Do Que Eu Gostei Mais

A criação do tema A Foice em Memória Alheia (A Última Vítima do Grizzly, Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz).

O testemunho do "Alvin", Olhos Nos Olhos.

Do Que Eu Gostei Menos

Pouca contribuição dos visitantes para complementar as memórias.

terça-feira, novembro 13, 2007

Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz (Parte II)

Continuação de Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz (Parte I).

O percurso seguido pelo carro foi o documentado na figura abaixo: partida do estacionamento em direcção ao Pavilhão de Ciências, subida da rampa até ao ginásio, passagem pelo campo de futebol de 11 (“[...] onde fizemos alguns piões, sempre muito bem conduzidos pelo Miguel [Tribolet de Abreu – 66/1977...]”), regresso à rampa, passagem pelas traseiras do ginásio, descida em direcção ao Corpo de Alunos e regresso ao topo do campo de futebol de 5 pela estrada paralela ao mesmo.


Este percurso foi feito duas ou três vezes, e numa delas encontrámos, junto ao campo de obstáculos, um grupo de alunos do nosso curso a descer a rampa para os pavilhões de mecânica em cima de uma das viaturas que se encontrava na parada. Esta foi, de facto, uma noite muito agitada!

Trocámos de condutor várias vezes, até que me tocou a mim... Correu tudo mais ou menos bem até que, quando já tínhamos feito a volta, e nos estávamos a dirigir para o campo de futebol de 5, perdi o controlo do carro e, ao fazer a curva, este foi direito à parte de trás da baliza, destruindo-a, bem como às tabelas e à vedação. O mais irónico é que durante essa semana tinham acabado de colocar tabelas novas e uma vedação alta para que se pudesse jogar ténis.

A vedação tinha uma base em madeira (tabelas) e um corrimão (tubo metálico) à altura da cintura; por fora, havia uma rede com vários metros de altura. O impacto foi atrás da baliza, e o carro destruiu a base de madeira e o corrimão, passou por debaixo da rede, que se deformou, e levou a baliza à frente. Depois da passagem do carro, que se imobilizou já completamente dentro do campo, a rede voltou praticamente à sua posição inicial, fechando-o lá dentro.


Mas voltemos ao momento do impacto. Segundo o Arantes (522/77), que também ia dentro do carro, “[…] quando estávamos a sair do troço ao longo do relvado, ao lado do campo de futebol de 5, o ‘Vasquinho’ não conseguiu controlar o carro e ‘apontou-o’ à pista pequena. Conseguiu ‘desviar-se’ deste obstáculo e ‘apontou-o’ então ao campo de futebol de 5, mas, apesar do carro estar quase parado, em vez de carregar no pedal do travão, enganou-se e carregou no pedal do acelerador, e... ‘TRUZ, BANG...’ […]

Continua em Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz (Parte III).

quinta-feira, novembro 08, 2007

Memórias do Baú CXII - A Viagem de Finalistas

"Voici la France" era o título de um documento de 10 páginas produzido pelo Prof. Guy-Roger Meitinger para suporte à viagem de finalistas de 1984/85.

Para além do programa da viagem, que incluia o programa cultural, o documento continua mapas, dados físicos (localização, fronteiras, área, etc.) e um conjunto de informação turística. O programa constava de visitas aos principais museus, e deixava ainda bastante tempo livre para outras actividades.

Numa altura em que o acesso à informação era muito mais limitado e trabalhoso do que é hoje, a informação sobre os pontos de interesse publicada foi de extrema utilidade para planear o tempo livre e facilitar a "navegação" na cidade.

Apesar de ser a pessoa que mais podia dar sugestões sobre a melhor forma de aproveitar a visita, a relação do curso com o Prof. Meitinger ao longo da viagem nem sempre foi a melhor.

O Prof. Meitinger nunca tinha sido professor do curso, e foi imposto pela Direcção para fazer a ligação com as entidades a visitar (museus, etc). Esta função veio a revelar-se necessária, mas o curso entendia que estava a ser ocupando um lugar que este preferia ver ocupado por um professor que tivesse sido importante para a sua formação (Ex: Dario, Carmo).

Hoje, com a informação disponível na Internet, não seria certamente necessário produzir o "Voici la France": bastaria o envio prévio de um e-mail com links para sites a visitar para obter informação.

Mas, já que se fala em Internet, basta uma simples pesquisa por nome, e... voici monsieur Meitinger. Em destaque no texto está a sua passagem por Lisbonne, que marcou o início de uma carreira internacional. Infelizmente, não fala no Colégio nem na viagem de finalistas de 1984/85...


Para acederes ao "post" anterior sobre a Viagem de Finalistas, clica aqui.

terça-feira, novembro 06, 2007

Memórias do Baú CII - A Viagem de Finalistas (actualização)

Publicado em 28/08/2007; actualizado em 06/11/2007.


Um grupo de Colegiais observa, intrigado, um relógio de água em funcionamento num centro comercial nos Champs Elysées (Galerie du Claridge).

Este relógio, instalado em 1979, foi desenhado por Bernard Gitton, e foi o primeiro de cerca de 30 que se encontram em exposição por todo o mundo. Foi retirado no fim da década de 90, por se encontrar degradado. Depois de obras significativas no centro comercial, foi colocado um novo relógio, significativamente mais pequeno, no piso 0 (o piso superior dos dois atravessados pelo relógio anterior).



Um modelo idêntico (ainda maior do que o da primeira fotografia) esteve instalado durante alguns anos no CascaiShopping. Foi retirado para permitir a expansão da zona dos restaurantes, e está guardado "à espera de um novo local onde possa ser montado" (sic).

Os curiosos sobre este tema podem encontrar mais informações neste link.

Para acederes ao "post" anterior sobre a Viagem de Finalistas, clica aqui.

Para acederes ao "post" seguinte sobre a Viagem de Finalistas, clica aqui.

domingo, novembro 04, 2007

Destaques de Setembro e Outubro de 2007

Este "post" apresenta os destaques do "blog" referentes aos meses de Setembro e Outubro de 2007.

Os alunos do "Bata" fartaram-se de o ouvir dizer que "só havia um melhor do que eu, mas já morreu". Finalmente foi esclarecido este mistério, através de um artigo escrito e enviado para publicação pelo próprio "Bata": Centenário do Nascimento de um Notável Matemático. A não perder.

O tema A Foice em Memória Alheia "voltou a mexer", agora com Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz.

No tema Memórias do Baú, é hora de Exercícios Militares.

Merecem sempre destaque no "blog" o Índice Temático e os Comentários Anteriores.