quinta-feira, agosto 17, 2006

Memórias do Baú LIX - A Canon Canonet

O site da Canon apresenta-a como "Canon's first intermediate-class, Lens-Shutter 35mm camera". A sua comercialização começou em Janeiro de 1961, tendo o número de unidades vendidas ultrapassado um milhão.

A do meu pai foi comprada em Agosto de 1964, em Singapura, a caminho de uma Comissão em Timor. Depois andou pela Guiné e por Angola, para finalmente regressar à Metrópole e terminar a sua "carreira" de 21 anos... comigo, no Colégio Militar.

O pó, os maus-tratos, a falta de manutenção, e também o facto de o mundo entretanto ter passado a ser a cores, contribuiram para que as fotografias na fase final não tivessem grande qualidade, mas mais não se podia exigir a esta "guerreira", após uma "carreira" certamente mais longa do que a esmagadora maioria do seu milhão de "irmãs".

Na viagem de finalistas (Páscoa de 1985), na passagem por Andorra, comprei uma máquina nova; poucas semanas depois, já no início do 3º Período, a Canonet tirou a sua última fotografia.

Agora observa, divertida, o novo mundo digital a partir de uma prateleira em minha casa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que o Barrigão ainda tira fotos com a Nikon que ele comprou em Andorra?
Ainda me lembrou dele a explicar ao Bata que aquela máquina tirava fotos com uma obturação 1/2000, "tirava uma foto de um F1 de lado numa corrida como se ele tivesse parado"
Desde que comprei a minha digital tb a outra, Jenaflex (made in DDR), ficou a observar...fechada no armário.
/LB

Pedro Chagas disse...

jags,

o teu regresso aos comentários marca oficialmente a "rentrée"... ;-) Por onde tens andado?

Lembro-me do "fiasco" dos slides da récita, embora já tenha "perdido" a maioria dos detalhes. Mas lembro-me do Casquilho dizer que tinha tirado uma fotografia ao "Bata" com zoom em que "até se lhe viam os pêlos da careca", e o resultado foi uma imagem razoavelmente distante... supostamente achou que o rectângulo da focagem era o resultado do zoom... ;-)

Tenho a ideia de que, para nos desenrascarmos, acabámos por ir pedir os "slides" enprestados à malta do ano anterior.