domingo, março 11, 2007

Casos Notáveis (Parte II)

notável (adjectivo, 2 géneros): digno de nota, de atenção ou reparo.

Caracterização de alguns aspectos da vida colegial, tomando como partida exemplos de alguns camaradas de curso - sem números, sem alcunhas, sem nomes.

Tom & Jerry

O Tom era grande, e era frequente utilizar o seu tamanho para intimidar os mais pequenos e atingir os seus objectivos, ou seja, era aquilo a que no Colégio chamávamos de "despotista".

O Jerry era pequeno, mais fraco do que o Tom, mas nem por isso se deixava intimidar por este.

Por várias vezes o Tom passou dos limites, e ficou claro que era necessário fazer qualquer coisa. Se avançássemos todos contra ele, conseguíamos vencê-lo, mas quem fosse apanhado por ele podia ficar um bocado maltratado... Enquanto olhávamos todos uns para os outros e decidíamos o que fazer (basicamente todos à espera que alguém tomasse a iniciativa), o Jerry avançava, com a convicção de que havia uma missão a cumprir, e que ele a cumpriria sozinho ou acompanhado. E a malta lá ia atrás...

Tal como nos desenhos animados, o Tom até podia estar em vantagem no meio do episódio, mas o resultado final era invariavelmente favorável ao Jerry.

Hoje o Tom provavelmente continua a ser... o Tom. Quanto ao Jerry, continua a "pôr na linha" os Toms deste mundo.

4 comentários:

Anónimo disse...

jags, acho que não estou muito longe da verdade ao me recordar dum episódio ocorrido no nosso 2º Ano passado "entre" um camarada com o apelido igual ao teu e uma "bomba"...


Com'é Chagas? Morno?

Pedro Chagas disse...

O objectivo não é a malta adivinhar de quem se trata.

É só para exemplificar que infelizmente havia gajos que abusavam do seu tamanho e/ou força para fazerem valer os seus pontos de vista, mas que felizmente havia outros que, embora parecendo que não partiam um pires, eram capazes de lhes fazer frente, nem que fossem sozinhos.

"Mal na fotografia" ficavam os outros, que viam os abusos acontecer e "assobiavam para o ar".

Pedro Chagas disse...

Até parece que estou a ver o 35, uma "torre" ao pé do nosso "metro e picos", a chegar à frente da Companhia e a gaguejar no seu "vozeirão":

- As bragas estão uma ve-verdadeira ba-ba-bardamerda!"

E depois era um desfile de números lidos de um bloquinho, e a malta a alinhar para a "alpercatada"...

Anónimo disse...

A propósito do "Chagas trade-mark" e pegando no 'now for something completely different', lembram-se qdo fomos ver no Teatro o 'Cálice Sagrado'?
Na altura ficou toda a gente a olhar pró projector e a perguntar o que raio tinha acontecido ao filme...
Depois disso comentámos amiúdas vezes as piadas 'infelizes' do filme. Tantas, que à força de lembrá-las se tornaram clássicos.
Belas sessões de cinema!
Qto ao sr graduado em questão só mesmo comparável a outro furriel/sorja/cmdt 1ºpelotão da 2ª uns dois anos depois.

1abraço,
/LB