quinta-feira, novembro 08, 2007

Memórias do Baú CXII - A Viagem de Finalistas

"Voici la France" era o título de um documento de 10 páginas produzido pelo Prof. Guy-Roger Meitinger para suporte à viagem de finalistas de 1984/85.

Para além do programa da viagem, que incluia o programa cultural, o documento continua mapas, dados físicos (localização, fronteiras, área, etc.) e um conjunto de informação turística. O programa constava de visitas aos principais museus, e deixava ainda bastante tempo livre para outras actividades.

Numa altura em que o acesso à informação era muito mais limitado e trabalhoso do que é hoje, a informação sobre os pontos de interesse publicada foi de extrema utilidade para planear o tempo livre e facilitar a "navegação" na cidade.

Apesar de ser a pessoa que mais podia dar sugestões sobre a melhor forma de aproveitar a visita, a relação do curso com o Prof. Meitinger ao longo da viagem nem sempre foi a melhor.

O Prof. Meitinger nunca tinha sido professor do curso, e foi imposto pela Direcção para fazer a ligação com as entidades a visitar (museus, etc). Esta função veio a revelar-se necessária, mas o curso entendia que estava a ser ocupando um lugar que este preferia ver ocupado por um professor que tivesse sido importante para a sua formação (Ex: Dario, Carmo).

Hoje, com a informação disponível na Internet, não seria certamente necessário produzir o "Voici la France": bastaria o envio prévio de um e-mail com links para sites a visitar para obter informação.

Mas, já que se fala em Internet, basta uma simples pesquisa por nome, e... voici monsieur Meitinger. Em destaque no texto está a sua passagem por Lisbonne, que marcou o início de uma carreira internacional. Infelizmente, não fala no Colégio nem na viagem de finalistas de 1984/85...


Para acederes ao "post" anterior sobre a Viagem de Finalistas, clica aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

As coisas que tu descobres (e guardas)...

De facto o tipo era um paroilo mas não estou tão certo de não ter sido nosso professor, pelo menos da turma A claro, no 7º. Alguém confirma/desmente?
Eu recordo-me que tivemos dois profs diferentes de francês no 6º e 7º anos, e acho que um deles era o Alsaciano em questão.
Penso eu de que...

/LB

Pedro Chagas disse...

LB,

foste o visitante nº 15.000!

(Tens que pagar um copo ao pessoal).

Anónimo disse...

Pois, pois. Só quando o outro fizer a resenha de D.Luís Filipe ;-)

Voltando ao paroilo. Esta peça escreveu isto relativamente ao obelisco na Pç da Concórdia:
«(...) no seu centro está erigido um obelisco velho de 3000 anos, presente do Egipto à França»!!!
Tantos presentes que nós lhes demos a eles quando cá estiveram...

No entanto há-que reconhecer que o rapaz tinha jeito para guia. Quanto a escalar a Torre Eiffel a pé, já não recordo se foi até ao 1º nível ou se foi até ao 2º
:(

/LB