sábado, março 29, 2008

Tens Medalhas a Haver do Colégio?

Em 1980, um Director resolveu alterar o regulamento das medalhas.

Para além de algumas situações curiosas, como a aplicação das novas regras com retroactividade e outras coisas do género, a grande inovação - claramente à frente do seu tempo - foi a criação de "medalhas virtuais": medalhas que tinham diploma, laço para usar na farda de pano, mas... não existiam.

Até 1979, havia medalhas de Aplicação Literária para os 7 anos do curso, e medalhas de Aptidão Militar e Física a partir do 3º ano. Depois de 1980, passou a haver medalhas de Aplicação Literária e de Aptidão Militar e Física do 2º ano em diante; para o 1º ano, os critérios eram iguais aos dos restantes anos, mas em vez de medalha, os alunos recebiam simplesmente o diploma, e podiam usar o laço na farda de pano.

Hoje é fácil dar o mérito a esse Director, pois um número cada vez maior de coisas é virtual, mas na altura a coisa causou alguma perplexidade.

Pouco mais de 20 anos depois, outro Director achou que a ideia de "medalhas virtuais" era um disparate, e resolveu acabar com elas.

Para que os alunos que tinham ganho "medalhas virtuais" nos anos imediatamente anteriores não ficassem tristes, resolveu aplicar a nova regra de forma retroactiva, mas apenas aos alunos que à altura faziam parte do Batalhão Colegial. Quem tinha ganho uma "medalha virtual" e ainda estava no Colégio, viu a sua medalha convertida numa medalha real; quem já tinha saído, mesmo que tivesse ganho uma "medalha virtual" no mesmo ano, não viu a sua medalha convertida numa medalha real.

Não fosse tratarem-se de dois Directores ex-alunos, e em relação aos quais, portanto, tenho que manifestar toda a solidariedade, diria que se tratou de um disparate corrigido com outro disparate.

O Director actual parece ser uma pessoa de bom-senso, que jamais concordará com esta dualidade de critérios. Por isso, camarada, se ganhaste uma "medalha virtual" algures entre 1980 e 2000 e picos, escreve para o Colégio e pede a conversão da mesma numa medalha real.

Na volta do correio vais certamente receber a tua medalha, mas nem tudo são boas notícias: é que vais receber uma das medalhas novas que, na escala que vai desde o brinde de um pacote de cereais até à condecoração militar, já está mais perto do extremo inferior. Mas o que conta é a intenção.

3 comentários:

A.Teixeira disse...

Explica-me lá, Chagas, por favor, essas medalhas virtuais, que não são do meu tempo.

Pedro Chagas disse...

Acrescentei um parágrafo; espero que a coisa esteja mais clara.

A.Teixeira disse...

OK! Obrigado.