quinta-feira, março 06, 2014

A Destruição do Instituto de Odivelas


"You can wipe out an entire generation, you can burn their homes to the ground, and somehow they'll still find a way back; but if you destroy their history, you destroy their achievements, and it's as if they never existed. That's what Hitler wants, and is exactly what we're fighting for." (personagem desempenhada por George Clooney no filme "The Monuments Men").

O início do próximo ano lectivo determinará se o Instituto de Odivelas ficará reduzido a escombros ou a pó.

É no início do próximo ano lectivo que vamos perceber porque é que os pais puseram as filhas no Instituto de Odivelas, se foi para que as filhas usufruíssem das características de um modelo de educação com 114 anos de provas dadas, ou se foi para que elas tivessem uma farda e formaturas.

Se os pais puseram as filhas no Instituto de Odivelas pelo segundo motivo, então deixá-las-ão ir para o Colégio Militar, onde terão outro número, outra farda, outra cultura, e problemas de integração numa instituição que se salva da extinção imediata, mas cuja reacção à reestruturação decidida pelo Ministro da Defesa Nacional fará com que estas não se sintam bem-vindas. E terão ainda que acumular muitas milhas de autocarro, já que, perante a óbvia impossibilidade de ter em tempo útil um edifício para o internato feminino, e obstinado em manter aquilo que designa como uma "fusão", o Ministro da Defesa Nacional determinou que as alunas que queiram manter-se em regime de internato serão transportadas de autocarro para o Colégio Militar todas as manhãs, regressando ao fim do dia.

Se os pais puseram as filhas no Instituto de Odivelas para que estas usufruíssem das características de um modelo de educação com 114 anos de provas dadas, então irão certamente reconhecer que não há qualquer alternativa credível, e escolher outra escola onde as suas filhas prossigam os estudos, idealmente uma escola local onde as alunas possam manter o contacto.

Quantas alunas do Instituto de Odivelas se apresentarão no Colégio Militar no início do ano lectivo? E quantas chegarão ao fim? Seja qual for o número, o que é inequívoco é que a "fusão" do Instituto de Odivelas preconizada pelo Ministro da Defesa Nacional não passa de uma destruição pura e simples de um património centenário. Perdem as alunas, perdem os pais, e perde o País. O Ministro da Defesa Nacional esfrega as mãos de contente (porquê?), e o Primeiro-Ministro, a Assembleia da República e o Presidente da República "assobiam para o ar"...

1 comentário:

Unknown disse...

Este e um processo ignóbil recheado de maquinações, manipulações e de jogo baixo em que todos perdemos, mesmo que à data sejam poucos os que se apercebem, E um grande exercicio de perda a que nos estao a querer impor, Não podemos deixar passar estas acçoes em branco, nem esta gente incólume. Um dia ..vamos acordar sem futuro e com um passado dizimado, vazio. Sem historia, sem orgulho sem referencias. E aí, que será feito desta nobre gente e da nossa Nação? Que herança iremos deixar?