quarta-feira, maio 17, 2006

100 Comentários

Este é o "post" nº 100 do "blog".

O "blog" começou por ser um veículo para publicar algumas fotografias que eu tirei nos tempos do Colégio e que pensei que, por serem raras, teriam algum interesse (pelo menos para os "visados").

No dia 15 de Dezembro, eu escrevia: "Hoje, dezena e meia de 'posts' depois, já percebi o que é um 'blog' e já percebi o que quero fazer com o meu: não quero divagar sobre os meus 'estados de alma' ou dar opiniões inflamadas e/ou subjectivas sobre o futuro da humanidade ou até mesmo o do Colégio; quero essencialmente partilhar uma série de memórias em suporte físico – fotografias, etc – e recordar algumas histórias engraçadas dos tempos do Colégio."

Duplo engano. Não só as fotografias não despertaram uma onda de curiosidade e comentários, nem da parte dos "visados", como eu acabei (por isso mesmo) por acrescentar comentários subjectivos sobre alguns aspectos do Colégio.

Quanto aos comentários aos meus comentários, houve poucos e tímidos. Não só ninguém publica as suas "memórias" - parecemos todos o Museu do Colégio: cheio de História, mas nem no "3 de Março" está aberto para ser visitado pelos ex-alunos - como ninguém comenta as memórias dos outros. Ninguém tem sequer tempo para ler as memórias dos outros, quanto mais comentá-las.

Houve alguns comentários interessantes, em especial por parte de anónimos, que tiveram o mérito de causar alguma polémica e "inflamação", mas assim que estes deixaram de comentar, a coisa estagnou. Aliás, mesmo ao nível de outros "blogs" e das "mailing lists", a generalidade das pessoas só se manifesta para sufocar as polémicas. "Prejudicam a imagem do Colégio", dizem. Como se o silêncio não fosse pior.

No fim de contas, esta é apenas mais uma consequência do alheamento que a generalidade dos ex-alunos mantém em relação ao Colégio. Poucos são sócios da AAACM, menos vão ao 3 de Março, e menos ainda se envolvem em actividades relacionadas com o Colégio. O investimento que o Colégio fez em nós, devolvemo-lo à sociedade, certamente com uma rentabilidade "fantástica", mas não nos sobra nem um bocadinho para o próprio Colégio.

10 comentários:

A.Teixeira disse...

Tem lá paciência, mas não percebo porque te queixas.

Deixei-te na caixa um comentário, uma vez (acho que sobre cavalos...), outro, doutra vez; comentários da tua parte, népia!

Na minha opinião, isto das caixas de comentários tem de ter alguma dinâmica, como aquele jogo de pingue-pongue que se jogava à mão, com os barretes como rede (a carroça, não é?): alguém tem de te passar a bola para que a passes a alguém...

Se se fica para ali a falar sozinho... cria-se um blogue próprio!

Aceita um abraço e pensa nisso

Anónimo disse...

«sem comentários»

Parabéns e continua.
Assim que puder envio-te material.

Devo dizer que a foto que mais me sensibilizou foi a do teu curso de finalistas...
Fiquei mais velho ;)

1abraço
Godinho, 46/71

Anónimo disse...

Pedro,
O este teu post, a ser bem analisado, pode gerar 1000 comentários,... depende do estado de espirito (e da idade) de quem o lê !!

Tendo lido o dito post, algumas observacões oferecem-se-me dizer sobre o teu "sem comentarios":
1) Acredito que há mais pessoas a ler os post do que tu pensas. Mas infelizmente existem os sornas, os 3a idade, os putos a pensar nas namoradas, o verão e a praia, etc.

2) Há uns anos atraz trabalhei num projecto de investimento em NY (venda da "eGroups" à "Yahoo") e entre milhões de análises feitas houve uma que me chamou particularmente a atencao: e' que aparentemente os países latinos são muito menos propícios a escrever online ao contrario dos anglo-saxões por variadas razoes especialmente de ordem social e cultural. Talvez uma pista?

3) Concordo contigo quanto a' polémica (sem sufoco), cuja ausência torna qualquer espaco bastante árido.

4) Do pouco tempo que passo em Portugal e sempre que vou ao Colégio regresso com a idea de que O CM e a AAACM vivem de costas voltadas, daí penso eu a falta de dinamismo que mencionas, que a meu ver é inaceitável.

Último) Estas-te a divertir? Isso e' que interessa.

Freitas

Pedro Chagas disse...

Estou-me a divertir, mas divirto-me mais quando a malta aproveita a "deixa" para recordar outras histórias ou trocar uns "mimos"...

Anónimo disse...

Mais lamentações e o teu próximo post vai ser "100 Amigos". :)

Não sei por que te queixas 100 comentários num universo de cerca de 2000 colegiais elegiveis não é nada mau! Se queres mais tens que pôr gajas nuas.

PS: Mas gostei de saber que "cabulas-te",... contudo nunca me "ajudas-te".

Pedro Chagas disse...

Porque não me "pedis-te"; ou nunca houve oportunidade de "trabalhar-mos" em conjunto.

Anónimo disse...

Alfredo,...
Estás a meter água outra vez: Começas por criticar os "lamentos" mas acabas tu próprio a lamentar não teres sido ajudado! Eras mudo? Tímido? ... ou fazias cerimonia?
...manda vir o bote.
Freitas

Rantas disse...

Chagas,

Deixa-te lá de coisas e continua com o blog como está. Raramente comento, mas sou frequentador assíduo...

Um abraço (e parabéns pelo 100º!)
442/77

Anónimo disse...

Acho que o estudo que o quinze falou deve ser válido. Apesar de não escrever mto, sou frequentador assíduo e por isso deixa de ser queixinhas e continua a escrever (ainda não li nada sobre os Genesis aqui p.e., para qdo mimos desse género - "a melhor banda rock do mundo e arredores"?)
1abraço,
LB

Pedro Chagas disse...

Camaradas,

o meu "post" foi interpretado como um lamento, quando a componente de lamento (que tem, efectivamente) é inferior a 10%.

A componente principal que eu queria que tivesse (se calhar, com tanta preocupação com os trocadilhos e os duplos sentidos, não fui claro) era a de crítica a todos nós (eu incluído) pela forma como não acarinhamos, partilhamos e preservamos as nossas memórias (mesmo as más...), e temos uma atitude de afastamento em relação ao Colégio.

De qualquer forma, voltou a haver "animação", "bocas", e até já identificámos um Anonymous - o Alfredo.

Desafio-vos a terem uma atitude de maior partilha. Quando lerem sobre um tema, acrescentem uma história qualquer a reforçar ou a contradizer, a falar sobre camaradas, professores, oficiais; manifestem-se, nem que seja para dizer bem. ;-)

Obviamente que também vos desafio para criarem os vossos "blogs", e lá estarei para comentar.

Um abraço,

Pedro Chagas