segunda-feira, maio 07, 2007

Onde Estão Os Ex-Alunos? (Parte V)


Continuação de Onde Estão Os Ex-Alunos? (Parte IV).

O Exemplo Vem de Cima

O gráfico anexo demonstra que há uma percentagem significativa de Comandantes de Batalhão que não são sócios da AAACM.

O Comandante de Batalhão tem um papel especial no Colégio: é o líder máximo dos alunos, e uma referência para muitos deles (em especial os mais novos).

Será que lhes poderá/deverá ser exigida uma responsabilidade especial enquanto ex-alunos? Como deveremos interpretar o sinal de que muitos dos líderes máximos se afastam do Colégio e não são sequer sócios da AAACM?

Continua em Onde Estão Os Ex-Alunos? (Parte VI) (a publicar).

12 comentários:

Anónimo disse...

Chagas,
Perdoa-me a "calhauzisse" mas qual é a razao para mais que 10 CB por cada decada? ie anos 50,60,70?

Pedro Chagas disse...

Dizem os livros de História que houve 2 CBs em 1959/60, em 1961/62 e em 1975/76 (o 462 e o 644).

Anónimo disse...

O 462-Gravito ! É de quem me lembro, mas vá-se lá saber porquê o 644. Pode ser que encontre alguma mente com memória mais apurada.

Anónimo disse...

Chagas,

Penso que escrevês-te um artigo - muito bom - há uns tempos atraz relativamente à figura que representa o CB, que a meu vêr responde à tua pergunta.

Para mim, o exemplo vem (ou tem que vir) de todos os lados, se bem que sob a tua perspectiva castreja "o exemplo terá que vir de cima", o que será necessario mas não condicionante.

Mal de mim se estivesse à espera do CB do meu curso para aglutinar a malta de 75.

Na mesma moeda, parece que vai haver uma "grande reuniäo da AAACM" no dia 19 de Maio. Todos os CBs foram individualmente informados diz o comunicado (...so what?),... será que se väo pôr em sentido e vir todos em passo de corrida até à formacâo? Näo creio.

Caímos no erro em querer que o exemplo "venha de cima" quando verdadeiramente, e uma vez ex-alunos, o exemplo vem de onde menos se espera e a isso parece-me que näo damos a devida atencao.

Pedro Chagas disse...

Para os ex-alunos mais antigos (anteriores à década de 50), o Comandante de Batalhão tem uma importância muito grande.

Por isso, para este tipo de eventos, são geralmente contactados os Comandantes de Batalhão.

Imagino alguns telefonemas...

"És o CB do curso de entrada de 197X?"

"??? Aaaa... Sim, fui o CB do curso de entrada de 197X."

"Temos uma reunião muito importante... blá... blá..."

".... (bocejo)... ok, vou ver se posso ir".

5 minutos depois...

"Quem era, querido?"

"O habitual... telemarketing. Já nem me lembro bem..."

Anónimo disse...

Olha, a reunião é às 15H00 de dia 19 de Maio no auditório do Colégio. porque é que não aparecem?
Estendo o convite a todos os leitores ex-alunos deste blog. Apareçam, participem e depois conversamos sobre o colégio, já que a apetência é tanta...
Se vos aparecer à frente um "armário" a perguntar quem vos convidou digam que fui eu.

Lembras-te de te pedirem para escreveres num papel quem querias votar para teu representante?

Nunca irás ouvir da minha lavra um comentário tão deselegante como esse do "telemarketing"

Pedro Chagas disse...

Ui....

Meu caro CB, não escrevi o comentário do "telemarketing" para te dar uma "alfinetada", mas sim a outros que nem tu nem eu vemos há muitos anos, e que certamente também não lêem o "blog".

Fico satisfeito por seres um leitor/contribuinte assíduo, e certamente que nos veremos no dia 19.

Anónimo disse...

...já agora Chagas, se conseguires indagar quantos CBs contemporaneos atenderam a "chamada do telemarketing" e apareceram era bastante interessante.
Bicos, quem escreve assim só pode ser um grande CB.

A.Teixeira disse...

Se a memória não me estiver a atraiçoar, os livros do Pedro Chagas têm um lapso. O ano da década de 70 onde houve 2 cmdts. de batalhão foi o ano lectivo de 1974-75, vulgarmente designado por quem o viveu como “o ano da balda”, bem no espírito do PREC.

Creio que o cmdt. de batalhão inicial desse curso (1968-75) era o 644, já não me lembro quem o substituiu, mas recordo que houve muitas outras mudanças de graduados. Na Segunda, por exemplo, onde eu estava, o cmdt. e o 3*** demitiram-se e lembro-me que o novo 3*** foi o teu antecessor Freitas, que – bem no espírito da época – até foi eleito pela malta!…

Mas julgo poder assegurar com muita segurança que o 462 – de que tu te lembras porque já lá estavas! – pertencia ao curso seguinte (1969-76) e já não teve nada a ver com isso

Pedro Chagas disse...

A porta do Museu devia estar trancada, e por isso os CBs não puderam sair da parede e ir até à reunião.

O Bicos era o único CB num intervalo de 20 anos.

Anónimo disse...

Lá está,... é a chamada do "telemarketing" !!
Diz a lógica que o CB deveria ser, usando o principio militar, o representante (porta-voz) do respectivo curso, mas também onde é que isso está escrito?
Será que foi explicado ao actual CB a responsabilidade acrescida no futuro pós Colégio?
Não resisto ao único anglicismo que me vem à cabeca: "bollocks".

Anónimo disse...

Engano, puro engano, se abrires a porta do museu e olhares com atenção vais reparar que eu já fugi daquela parede à muito tempo. Aliás, nunca lá estive "pendurado"...

Vá, um abraço, gostei de te rever (estás grande)