sábado, outubro 27, 2007

Centenário do Nascimento de um Notável Matemático

António Aniceto Ribeiro Monteiro, Ex-78/1917

Artigo escrito e enviado para publicação por José Manuel Sena Neves ("Bata"); fotografias cedidas pela família de António Aniceto Monteiro.

António Aniceto Ribeiro Monteiro (1907-1980) era filho de D. Maria Joana Lino de Figueiredo Silva Monteiro e de António Ribeiro Monteiro, tenente de Infantaria.

Nasceu a 31 de Maio em Moçâmedes, Angola, quando seu pai cumpria ali uma comissão de serviço e onde viria a falecer, atacado pelas febres, em 7 de Julho de 1915.

Já em Lisboa, na zona do Círculo Escolar Oriental, completou a instrução primária do 2.o grau, em 13 de Agosto de 1917. Em 1 de Novembro de 1917 ingressou no Colégio Militar tendo-lhe sido atribuído o número 78 e aí permaneceu até 7 de Julho de 1925, data em que concluiu o Ensino Secundário, completando o que na época se designava por Curso Complementar de Sciências. Ao longo da sua permanência no CM foi distinguido com três louvores, dois pela seu “procedimento moral” (anos lectivos 1919-1920 e 1922-1923) e o terceiro por “trabalhos práticos” (ano lectivo 1924-1925).

Como curiosidade, refira-se que a melhor nota que obteve em Matemática foi 14 valores, conseguida no exame escrito do Curso Complementar de Sciências e que (com excepção das classificações que lhe foram atribuídas nos exames do citado Curso) as notas em Física foram sempre superiores às de Matemática.

Em 22 de Julho de 1925 alistou-se no Grupo de Artilharia a Cavalo, aquartelado em Queluz, com o posto de Primeiro Sargento Cadete. Depois matriculou-se no Curso de Ciências Matemáticas da Faculdade de Ciências de Lisboa, cuja licenciatura concluiu em 1930.

De 1932 a 1936 estudou em Paris como bolseiro da Junta de Educação Nacional (que mais tarde passou a Instituto para a Alta Cultura) tendo, em 1936, obtido o grau de Docteur és Sciences Mathématiques na Universidade de Paris com uma tese intitulada Sur l’aditivité des noyaux de Fredholm, orientada por um importante matemático francês, Maurice Fréchet (1878-1973), que, em carta dirigida ao Instituto para a Alta Cultura, afirma que o júri que avaliou a tese de doutoramento de António Aniceto Monteiro, decidiu por unanimidade conceder-lhe a menção de «très honorable» que, embora não constando no diploma, está registada nos arquivos da Faculdade.

Ainda em 1936, já em Portugal, funda em Lisboa, juntamente com António da Silveira e Manuel Valadares, o Núcleo de Matemática, Física e Química, cujas actividades se iniciam a 16 de Novembro, (terminaram a 6 de Novembro de 1939) permitindo que se encontrassem, provavelmente pela primeira vez, os matemáticos António Monteiro, Bento Caraça e Ruy Luís Gomes, os três principais impulsionadores do Movimento Matemático.

Em 1937, surge a revista Portugaliae Mathematica, em cujo primeiro volume se escreve “revista editada por António Monteiro, com a cooperação de Hugo Ribeiro, J. Paulo, M. Zaluar Nunes”.

Em 1939, começa a funcionar o Seminário de Análise Geral, em Lisboa, dinamizado por António Aniceto Monteiro, primeiro na Faculdade de Ciências e depois no Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, do Instituto para a Alta Cultura. Também neste ano é fundada por Bento de Jesus Caraça, António Monteiro, Hugo Ribeiro, José da Silva Paulo e Manuel Zaluar, a “Gazeta de Matemática”, «Jornal dos concorrentes ao exame de aptidão e dos estudantes de matemática das escolas superiores», cujo primeiro número sai em Janeiro de 1940. Ainda neste ano, em 12 de Dezembro, um grupo de matemáticos funda a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e escolhe, por unanimidade, António Aniceto Monteiro para seu Secretário Geral. No ano seguinte, em Fevereiro, é formado o Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa cujo impulsionador é, mais uma vez, António Monteiro. Em 4 de Outubro de 1943, Ruy Luís Gomes funda a Junta de Investigação Matemática (JIM), em colaboração com Mira Fernandes e António Monteiro. Em Dezembro do mesmo ano, António Aniceto Monteiro vai para o Porto, com a família, onde fica cerca de um ano a dirigir, no Centro de Estudos Matemáticos, o Seminário de Topologia Geral.

Como o próprio António Aniceto Monteiro diz no seu curriculum: “durante o período de 1938-43 todas as minhas funções docentes e de investigação, foram desempenhadas sem remuneração; ganhei a vida dando lições particulares e trabalhando num Serviço de Inventariação de Bibliografia Científica existente em Portugal, organizado pelo IAC”. Uma vez que, por razões políticas, lhe foi negado o ingresso na carreira universitária (Aniceto Monteiro recusou-se a assinar uma declaração de fidelidade ao Estado Novo por considerar tal declaração um insulto à sua inteligência, conforme testemunha o Brigadeiro Armando Girão, seu colega de curso no CM) vê-se forçado em 1945 a aceitar um contrato por quatro anos que, por recomendação de Albert Einstein (1879-1955), Jhon von Neumann (1903-1957) e Guido Beck (1903-1998), lhe foi proposto pela Faculdade Nacional de Filosofia do Rio de Janeiro para a cátedra de Análise Superior.

Durante a sua permanência no Rio de Janeiro, é nomeado investigador do Núcleo Técnico Científico da Fundação Getúlio Vargas (1945-1946) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

É de assinalar que, em Julho de 1946, Alfredo Pereira Gomes obtém o doutoramento na Universidade do Porto com uma tese orientada por António Aniceto Monteiro.

Não tendo sido renovado o seu contracto com a Faculdade Nacional de Filosofia do Rio de Janeiro, ao que se crê por pressão da Embaixada de Portugal no Brasil, em 1950 Monteiro chega à Argentina contratado pela Universidad Nacional del Cuyo (sediada na cidade de San Juan, província de Mendoza) onde até 1956 é docente de Análise Matemática na Faculdade de Engenharia, tendo no primeiro ano acumulado com a docência de Matemática na Faculdade de Ciências da Educação da mesma universidade, na cidade de San Luis. No ano seguinte, António Monteiro é co-fundador do Departamento de Investigaciones Científicas (DIC) e a partir de 1953 é docente no Instituto de Matemática do DIC da Universidad Nacional del Cuyo, acumulando com a docência na Faculdade de Engenharia. Entre 1954 e 1956, lecciona também na Escola de Arquitectura da Faculdade de Engenharia, em San Juan.

Em 1956 recusa o lugar, ganho por concurso, de Professor de Análise na Faculdade de Ciências Exactas da Universidade de Buenos Aires e ainda da Universidade do Chile, aceitando o convite da recém criada Universidad Nacional del Sur (UNS), Bahía Blanca, Argentina, para nela se incorporar e permanecer até à sua jubilação em 1975. Só regressa a Portugal em 1977. Neste ano, o Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) de Portugal, cria um lugar de investigador para António Aniceto Monteiro e ele permanece em Portugal cerca de dois anos, após os quais regressa a Bahía Blanca onde vem a falecer em 29 de Outubro de 1980.

Várias homenagens têm sido prestadas a António Aniceto Monteiro, das quais destacamos as seguintes:

(1) A Biblioteca do Instituto de Matemática do Departamento de Investigaciones Científicas de la Universidad Nacional del Cuyo que ele criou, tem actualmente o seu nome, Biblioteca Dr. António A. R. Monteiro.

(2) Em 30 de Maio de 1972, é agraciado com o título de Profesor Emérito de la Universidad Nacional del Sur, que ninguém mais recebeu até hoje.

(3) Em 1974 é nomeado Membro Honorário da Unión Matemática Argentina.

(4) Em 1978 é distinguido com o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia pelo seu trabalho “Sur les Algèbres de Heyting Symétriques”.

(5) Em Outubro de 2000, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, concedeu-lhe, a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada.

A grandeza da sua obra científica pode ser comprovada pelos mais de cinquenta trabalhos científicos que realizou. Alguns deles são em co-autoria com outros matemáticos, entre os quais se encontram os portugueses Hugo Ribeiro e Maurício Peixoto.

Como reconhecimento de que António Aniceto Monteiro é um dos maiores matemáticos portugueses do séc XX, foi inaugurada em Lisboa, em 31 de Maio do corrente ano, uma exposição comemorativa do centenário do seu nascimento, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Nessa exposição, patente no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa até ao dia 29 de Julho, o Colégio Militar colaborou disponibilizando vários documentos relativos à sua vida colegial, os quais ocupam uma estante da referida exposição. Nos dias 4 e 5 de Junho realizou-se o «Colloquium António Aniceto Monteiro» com participação de professores das Universidades Clássica e Nova de Lisboa, Évora, Estado do Rio de Janeiro, Federal do Rio de Janeiro, Católica do Rio de Janeiro, Complutense de Madrid, Buenos Aires, Nacional del Sur (Argentina), e Firense (Itália). Nele foi enfatizada a contribuição de Aniceto Monteiro para a criação de centros de investigação matemática em todos os sítios por onde passou.

É de assinalar que a Universidad Nacional del Sur, onde Aniceto Monteiro leccionou durante mais tempo, também promoveu actividades comemorativas do centenário do seu nascimento, realizando nos dias 30 e 31 de Maio e 1 de Junho, o IX Congresso Dr. António Monteiro, cujo tema central foi “Lógica Algebraica” que contou com conferencistas matemáticos da Argentina, dos Estados Unidos, de Portugal, de Espanha e de Itália.

Podemos afirmar que o Prof. Doutor António Aniceto Ribeiro Monteiro tem direito a figurar num dos primeiros lugares da extensa lista de Portugueses Ilustres que foram alunos do Colégio Militar.

1 comentário:

marga disse...

Teria sido cordial se, por gentileza, tivesse referido:

http://antonioanicetomonteiro.blogspot.com
http://antonioanicetomonteiro.blogspot.com/2007/10/antnio-aniceto-monteiro-homenageado-na.html

FOTOBIOGRAFIA - já à venda nas LOJAS FNAC!
Preço na FNAC: 18 €
Para mais informações sobre pontos de venda,
contacte a Sociedade Portuguesa de Matemática.

FOTOBIOGRAFIA
http://antonioanicetomonteiro.blogspot.com/2007/05/antnio-aniceto-monteiro.html