domingo, outubro 21, 2007

Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz (Parte I)

O Sr. Delgado foi o fotógrafo oficial do Colégio durante mais de 30 anos.

Na primeira metade da década de 80, usava para as suas deslocações profissionais um Ford Cortina Mk1 azul que, apesar de já ter cerca de 20 anos, correspondia por inteiro às exigências do dia-a-dia.

Por uma questão de conveniência pessoal, certamente não relacionada com o trânsito caótico ou a falta de estacionamento (problemas que ainda não tinham grande expressão), o Sr. Delgado deixava muitas vezes o carro no Colégio durante a noite, na zona entre o Corpo de Alunos e o campo de futebol de 5.

A presença do carro representava uma tentação muito difícil de resistir para um conjunto de jovens que começavam a dar os primeiro passos na "arte" da condução, e para os quais alguns kilómetros conduzidos representariam um grande valor acrescentado à sua formação.

É de uma dessas experiências que vamos falar nesta série, "conduzidos" pelo "Vasquinho" (555/77), um dos participantes.

"Numa noite de sexta-feira, estava um grupo de graduados a preparar a montagem do "Chá Dançante", quando de repente alguém se lembra de propôr 'Vamos dar uma volta no carro do chulógrafo?!!!'. Num instante, um grupo de 7 ou 8, comigo incluído, disse 'Bora aí!!!'."

"Já não me lembro de todos os que participaram, mas um que tenho a certeza foi o Miguel Tribolet (66/77), que por sinal foi o primeiro a conduzir o fantástico Ford Cortina, que se encontrava estacionado (ilegalmente !!*) debaixo das árvores, junto ao campo de futebol de cinco."

"Entrámos todos** para dentro do carro, pusemos o motor a trabalhar utilizando a lima de um corta-unhas ou um canivete, e lá fomos..."

Continua em Uma Aula de Condução Sem um Final Feliz (Parte II).

-----------------------------
* Este detalhe viria a ter bastante relevância numa fase posterior do processo.
** Sete, três à frente e quatro atrás.

Sem comentários: