terça-feira, novembro 15, 2005

L. A. C. - Liga Anti-Cavalo (Parte I)

O meu contacto com os cavalos do Colégio começou no 2º ano, quando recebi umas aulas de volteio como
"prémio" pelos bons resultados literários.

Tal como em relação a qualquer outro prémio que ganhei no Colégio, também neste ninguém me perguntou se o queria receber, e por isso lá fui montar os "bichos". Não foi propriamente uma experiência muito positiva, mas também não foi traumatizante.

No 3º ano, certamente acometido por um acesso de loucura (é o ano de que guardo menos recordações), participei no "despeneiranço" da escolta. Não fui seleccionado, nem fiquei traumatizado.

Entretanto fui crescendo, e "passando pelos intervalos". Até ao 4º ano, só o 5º, 6º e 7º tinham equitação. No 5º ano, passou a haver equitação do 2º ao 4º, e para o 6º e 7º. Só no 6º ano é que me voltei a encontrar com os meus "velhos amigos".

Como era um dos mais altos da turma, era um dos últimos a entrar no picadeiro e a escolher os cavalos, e percebi como nunca o significado da expressão "venha o Diabo e escolha". Um não se deixava montar, outro não "fazia os cantos", outro não andava a galope, outro tentava a todo o transe fazer-me cair, etc. Para ajudar à festa, os meus "amigos" da escolta "praxavam" os menos aptos para o ofício, emitindo todo o tipo de sons provocatórios para enervar os animais (os de baixo, porque os de cima já estavam suficientemente nervosos).

De experiência em experiência, fui ganhando alguma aversão... sendo mais correcto, fui ganhando medo..., ok, ganhei pânico de cavalos.

Cavalo, só mesmo no prato.

Continua em L. A. C. - Liga Anti-Cavalo (Parte II).

3 comentários:

Anónimo disse...

Isso de ser dos últimos a escolher o animal pode ser encarado como uma vantagem. Imagina que eras um pouco mais baixo, como eu, e entravas primeiro no picadeiro, vias uns vinte animais ENORMES e diziam-te com um ar sorridente: "Vá lá, escolhe um..." É como se te perguntassem "E qual trator é que o meu amigo quer que o atropele?"

Anónimo disse...

bichos...kartodromo...???se o colégio forma homens para a vida, essa formação passa tambem pelas aulas de equitação.Sabe o que aprecio mais num cavalo??? é o efeito que ele faz a um grandalhão, ão maior da turma, aquele que bate em todos,que quando se mopnta lá em cima só pensa na maezinha e caga-se todo com medo,a coragem, brutalidade e a MANIA DE QUE É MAIS QUE OS OUTROS DESAPARECE como se fosse a maoior amelia. a equitaçao dá mos disciplina, coordenação, confiança em nós próprios e noaminal que temos debaixo das pernas,aprende-se a ter a calma a saber respeitar. como nao ddigo mal dos desporto que pratica, nao formem grupinhos de oposição contra uma arte que tem história no colégio militar.um karting toda a gente conduz agora um cavalo... só alguns o conseguem educar, e isso é arte.os meus respeitos cumprimentos. 13 diogo macedo cmdt da escolta 2005/2006

Anónimo disse...

Parece que hoje em dia continuam a ensinar equitação no CM, mas deixaram de ensinar sintaxe e gramática...

Sinal dos tempos.