segunda-feira, novembro 14, 2005

A Última Aula do "Bata"

Decorreu no passado dia 2005/06/21 a última aula da carreira do "Bata".

Como não podia deixar de ser, o nosso curso fez-se representar. Afinal de contas, estivemos presentes na "estreia" do "Bata" no Colégio, pelo que tínhamos que estar presentes na sua despedida.

Feita a apresentação ("somos do curso do Tribolet!"), tivemos a oportunidade de "boicotar" a aula, já que o "Bata" começou a contar histórias do passado e dar recomendações aos alunos, que o escutavam com ar de "seca".

Ao contrário do que esperávamos, os “putos” não têm com o “Bata” uma relação minimamente parecida com a que nós tivemos. “O ano passado abusámos e houve umas chatices…”, disse-nos um deles. Pois é, o “Bata” não é a pessoa certa para se abusar…

De acordo com o “Bata”, a qualidade dos alunos é, em média, bastante inferior à dos “nossos tempos”, apesar de haver um “puto” que teve 20,3 num dos testes (o teste tinha uma pergunta adicional que valia 1 valor). Essa menor qualidade, a falta de empenho por parte dos alunos e a inexistência de uma ligação emocional forte ao curso foram alguns dos motivos que levaram o “Bata” a “abandoná-los” no 7º ano, não os levando até ao fim.

Disse-nos que, apesar de se ir reformar, possivelmente vai continuar a dar algumas aulas (fora do Colégio), para não “enferrujar”.

8 comentários:

Anónimo disse...

E o Bata era prof de...?

Anónimo disse...

O Bata era prof de Matemática.
Bado 31 - 79/80

Anónimo disse...

o Bata continua a dar aulas no Colégio, estudos e área projecto e não foi por não gostar da qualidade dos alunos que se separou de nós...
emocionalmente, penso que os jantares vários que tivemos assim como várias brincadeiras não só nas aulas como noutras ocasiões, e outras envolvências que ainda hoje ocorrem apesar do cessar da relação alunos-professores, são a prova de que tal afirmação não se concretiza.

Pedro Chagas disse...

Se o Bata continuou a dar aulas, a decisão é posterior à data da "reportagem". Quanto à menos boa relação com os alunos, este facto foi afirmado e discutido entre estes e o Bata na aula a que assisti.

Anónimo disse...

Relação com alguns percalços e emoção á mistura não se considera uma relação menos boa.
Recordamos o "Bata" com saudade, respeitando-o como indiscutível Amante do Colégio Militar que é ...

Anónimo disse...

O Bata é um génio da matemática,e a motivaçao e empenho com que dava as aulas ,nao era igualmente retribuido pelos alunos,porque não gostavam de matematica,e a maneira como o Bata a dava muito menos,e nao percebiamos nada...originando desavenças e parodia...mas com a constante presença na nossa mente que o Bata era,é e será um devoto seguidor desta instituiçao.

Pedro Chagas disse...

Tinhas senhas de gasolina? ;-)

Ceriz46 disse...

Para quem traz presente a Récita 2005, poderá facilmente chegar à conclusão que muito gostavamos nós do Bata, apesar das confusões que foram acontecendo... e já agora, o meu Bata estava 20 anos mais velho que o teu (Chagas), como tal também atribuo a esse factor parte da problemática da relação...
De referir também outros professores que pertencem ou pertenceram ao colégio prentando um grande serviço, e que certamente manteram uma mangnífica relação com o meu curso:
Perdigão Silva-Ciências
Manuel Lopes-Português
Vitor Oliveira-Portugês
etc...
Não discordando de ti quando dizes que a nossa relação com o Bata não era igual à do vosso curso, peço-te que não dramatizes demais a situação.

Abraço..
bom trabalho que tens mantido no Blog..
ZACATRAZ