domingo, janeiro 08, 2006

As Medalhas Que Ninguém Ganhou (Introdução)


As medalhas premeiam o mérito individual dos alunos. Cada uma conta uma história diferente, feita de esforço e dedicação, temperados com alguma sorte e uma ou outra "ajuda providencial".

Associadas às medalhas há também histórias "dramáticas", nas quais faltou "o último esforço", houve azar, não houve a ajuda necessária ou, simplesmente, o oficial apareceu na altura errada e não "foi na cantiga"... ;-)

Aplicando a "lei dos grandes números", dir-se-á que o sistema tende para uma posição de equilíbrio, ou seja, existirá no fim do curso uma correlação entre o número de medalhas conquistadas e o mérito de quem as conquistou.

Há, no entanto, situações que não são facilmente explicáveis pelos factores habituais: aquelas em que ninguém ganha uma determinada medalha. Estas situações desafiam a lógica e a estatística, e têm geralmente uma explicação concreta, se bem que nem sempre óbvia.

Dentro deste tópico, designado por "As Medalhas Que Ninguém Ganhou", vou analisar os casos em que, independentemente do mérito e do esforço, houve uma "força superior" que determinou o resultado final.

Ou será que não houve?

Continua em As Medalhas Que Ninguém Ganhou (Parte I).

Sem comentários: