sexta-feira, janeiro 27, 2006

As Medalhas Que Ninguém Ganhou (Parte II)

Continuação de As Medalhas Que Ninguém Ganhou (Parte I).


Medalha de Aptidão Militar e Física do 8º Ano

No estágio de graduados do princípio do 8º ano falava-se de uma viagem da Classe Especial aos Açores feita durante as férias, e que não tinha corrido nada bem do ponto de vista disciplinar.

Estando já o ano lectivo "fechado", não tinha sido possível proceder à correspondente acção disciplinar, pelo que se especulava sobre as consequências que o incidente poderia ter ao nível das graduações, sabendo-se que muitos dos candidatos às graduações mais elevadas pertenciam à Classe Especial.

O novo Director achou que não fazia sentido que as graduações fossem condicionadas pelo incidente, e aparentemente o problema ficou ultrapassado.

Mas só aparentemente, porque os oficiais se encarregaram da "vingança"... a frio, como se recomenda.

Ao longo dos 3 períodos escolares, foram "ajustando contas" com os elementos da Classe Especial, dando-lhes na disciplina de Instrução Militar os "fatídicos" 13 valores que nenhum 20 a Educação Física conseguiria equilibrar, já que era uma condição para "ir à medalha" que os alunos tivessem pelo menos 14 valores a todas as disciplinas em todos os períodos.

As únicas notas "decentes" (16 valores) foram atribuídas a alunos do 4º grupo de ginástica, cuja esperança de "ir à medalha" era nula, uma vez que as suas notas a Educação Física variavam geralmente entre os 10 e os 12 valores.

Houve alguns casos de alunos da Classe Especial aos quais não foi necessário aplicar o "castigo": alunos que tinham notas fracas na componente literária, e que acabaram por chumbar o ano, e alunos que se "despistaram" à conta de outra qualquer acção disciplinar.

No fim do ano lectivo, objectivo atingido! Nem uma medalha para "contar a história"...

Continua em As Medalhas Que Ninguém Ganhou (Parte III).

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que ninguém a leu...
Teoria da conspiração, parte II
... vai dormir ...

Pedro Chagas disse...

Possivelmente... mas, para um curso que chegou a ter mais de 20 medalhas nesta categoria em alguns anos, pareceu-me estranho haver um ano em que não houve nenhuma, e em que houve muitas notas excelentes a Educação Física.

Há-de haver alguma explicação para isto...