terça-feira, janeiro 31, 2006

Caracterização dos Visitantes

Fecho o mês de Janeiro com a apresentação das respostas à questão que coloquei neste "blog" nas últimas duas semanas.

Os visitantes têm-se dividido essencialmente em 5 grupos, com representatividades aproximadas entre si:

1) Os ex-alunos do meu curso;

2) Os ex-alunos de quem fui graduado;

3) Os ex-alunos do meu tempo;

4) Os ex-alunos depois do meu tempo;

5) Os actuais alunos.

Os ex-alunos anteriores a 1960 não têm qualquer representatividade.

Esta distribuição tem a ver essencialmente com os "meios de comunicação" nos quais "publicitei" o "blog", e também na maior ou menor apetência que cada geração tem para a utilização do computador.

Acima de tudo, estou-me a divertir com isto. Espero que estejam a gostar.

2 comentários:

Anónimo disse...

42 votantes... estou a ver que muitos não votaram. Como é que conseguiste pôr tanta gente do teu curso a seguir-te? Contactaste-os directamente ou isto da Internet é mesmo poderoso?

Pedro Chagas disse...

Boa matemática!... ;-)

Ou os visitantes são sempre os mesmos, ou então muitos não votaram.

Pessoalmente, acho que o ponteiro está mais próximo da 1ª opção do que da 2ª. Há pessoas que estabelecem uma rotina diária ou semanal de visita a um determinado conjunto de "sites" para ver se há novidades; os outros, só lá vão quando são lembrados, e depois nunca mais voltam.

O meu curso tem uma "mailing list" com cerca de 40 inscritos, na qual fiz "publicidade" ao "blog", mas não no período de vigência da pergunta.

De resto,não acho interessante estar sempre a lembrar a toda a gente que o "blog" existe. Quem vê e gosta, acaba por voltar. O resto são só estratégias para aumentar artificialmente o número de visitas.