sexta-feira, janeiro 20, 2006

As Elites da Elite (Parte I)

Continuação de As Elites da Elite (Introdução).

O "Quadro de Honra"

O "Quadro de Honra" era, por definição, uma das elites do Colégio do meu tempo, uma vez que era formado pelos alunos que, no período anterior, tinham obedecido a um conjunto de requisitos que os distinguiam dos restantes.

O sucesso na componente literária é, por definição, individual; para além disso, alguns alunos faziam da diferenciação a sua motivação (em alguns casos, era a única forma de obterem a atenção ou admiração dos camaradas, professores e oficiais), pelo que não cooperavam com os restantes camaradas, e em especial com os "rivais" directos.

Assim, qualquer iniciativa que pudesse ser desenvolvida em conjunto e contribuir para a valorização do "Quadro de Honra" enquanto grupo, ficava seriamente comprometida à partida.

Por seu lado, a organização também não valorizava especialmente este grupo. Para além da afixação discreta no corredor da Companhia e na entrada principal do Colégio, não havia qualquer outra forma de "puxar" pelos alunos enquanto grupo, motivando-os para cooperarem uns com os outros para o seu próprio bem e para o bem do Colégio.

Quer pela sua falta de organização, quer pelo pouco protagonismo que a organização lhe dava, esta era, assim, a elite mais fraca; no entanto, o número de alunos que tinha no "Quadro de Honra", e a correspondente tradução em medalhas no fim do ano, não deixavam de ser uma medida do prestígio de cada curso enquanto colectivo.

Continua em As Elites da Elite (Parte II).

1 comentário:

Anónimo disse...

Só falas de um quadro de honra da companhia mas na verdade havia dois por companhia, de literárias e de comportamento, e um quadro de honra colegial, anual, que nunca soube como é que se entrava para lá nem me lembro de alguma vez o ter visto. Também não me lembro de estes quadros servirem para alguma coisa, a não ser ir vendo, pela repetição sistemática de números, quem é que estaria fadado a ter melhores graduações, mas já vi que no caso do teu ano funcionou tudo ao contrário. Ainda há estes quadros de honra todos hoje?