Memórias do Baú XXXII - A Abertura Solene
Que pai não entregaria o seu filho à guarda desta dupla? ;-)
Chega o primeiro dia para os novos "ratas", e as famílias vão às camaratas conhecer o espaço e ajudar a fazer a cama e arrumar o armário. São recebidas pelos seis graduados do 1º ano, que vão ajudando, dando conselhos, respondendo a dúvidas, etc. Pelo caminho, vão recebendo alguns pedidos especiais para olhar pelo "X", para não "apertar" muito como o "Y", etc. E vão tendo tempo para trocar entre si informações preciosas: "Já viste a irmã do 'Z'?".
Era o início de uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida...
Fotografados: 207/78 e 357/77.
Nota: ao fundo são visíveis os armários castanhos referidos no "post" sobre o meu canto. Estes armários foram retirados no decorrer do ano lectivo.
Para acederes ao "post" anterior sobre a Abertura Solene, clica aqui.
Para acederes ao "post" seguinte sobre a Abertura Solene, clica aqui.
7 comentários:
Parabéns pelo teu blog! É uma das descrições mais equilibradas que tive oportunidade de ler sobre as memórias do Colégio Militar: nem a “linguagem de pau” do espírito de camaradagem eterna etc., nem o ódio visceral que, só por não aparecer no 3 de Março, nãos se pense que não exista…
E parabéns por seres um excelente memorialista e um óptimo contador de histórias. Embora as tuas histórias não sejam as minhas histórias (sou do curso de 72, só nos sobrepomos ligeiramente – não sabes o que foi o ano da balda (74/75) pois não?), elas também podiam ter sido as minhas histórias, se me faço entender…
Um abraço, obrigado e …continua
Ex-424/72
Na ressaca do jantar de ontem do "3 de Março" quero agradecer a este blog o ter-me "obrigado" a reaparecer este ano no Colégio.
Com tanta coisa que temos todos a ocupar os nossos neurónios, ao vir aqui, venho recuperar memórias, experiências e sentimentos dos belos anos que vivi no CM e que tenho a sorte de terem sido compartilhados contigo.
Obrigado Chagas, continua.
Que mais virá ainda aí...?
Chagas!!O teu antecessor está no 1ªAno e eu sou graduado dele.O "puto" gostava de te conhecer...Aparece.
Ps:já agora, tenho umas composições dele...
Deixa as composições "marinar" durante 20 anos... nessa altura serão muito mais interessantes.
A julgar pelo encolhimento crescente do corpo de alunos, o meu "antecessor" nunca há-de aparecer :-)))
Não desesperes... há 3 anos, quando fui ao Colégio festejar os 25 anos de entrada, havia um aluno com o número 597, num batalhão com pouco mais de 300 alunos.
Explicação: o pai tinha sido o 597, e resolveu "condenar" o filho a não ter sucessores... a menos que lá meta um filho e lhe aplique o mesmo "castigo".
Só agora é que percebi a do "antecessor"... ;-) restos do efeito da emoção do "3 de Março"...
Enviar um comentário