sexta-feira, março 24, 2006

Os Jantares de Curso

Os nossos Jantares de Curso passaram por diferentes fases...

Período Clássico - Jantares enquanto finalistas e "Jantar do Arantes"

Dos jantares enquanto finalistas, ficou a memória de um certo jantar nas "Janelas Verdes", no qual "comemos" o Livro de Curso (só havia dinheiro para uma das coisas...). Esse jantar será objecto de uma "ida ao baú" em tempo oportuno...

Já depois de sairmos, passámos a fazer um jantar com uma regularidade aproximadamente mensal, que viria a ter à posteriori a designação de "Jantar do Arantes". Porquê? É simples: ao princípio, juntávamos cerca de 20 camaradas mais o Arantes (522/77); uns meses depois, passaram a 15 mais o Arantes; depois, passaram a 10 mais o Arantes; depois, 5 mais o Arantes; finalmente, houve um dia em que só apareceu o Arantes. E deixou de haver Jantares de Curso.

Período Moderno

No Período Moderno não houve Jantares de Curso. A "malta" andava muito ocupada a gerir o casamento, os filhos e a carreira...

Período Contemporâneo - "Jantar do Rosa"

Ao fim de uns anos de interregno nos jantares, o Rosa (339/78) resolveu chamar a si a difícil tarefa de voltar a estabelecer um Jantar de Curso regular. Esse jantar, prontamente designado por "Jantar do Rosa", realiza-se agora nos dias 1 de Abril e 1 de Outubro de cada ano, na Portugália do Chile. Aparece quem quiser, sem marcação, e já chegámos a juntar 8 camaradas num só jantar!...

18 comentários:

Anónimo disse...

Um curso portanto fraco, o curso do Chagas. Vejamos:
- não teve medalhados do Fundador, nem medalhados em 3 das medalhas ao longo do curso (os mais medalhados do curso foram 5 alunos, com 7 medalhas (em 8 anos! e 16 possíveis!), e contraste-se isso com o mais medalhado de sempre, 17 medalhas em 18 possíveis, 641-Caetano)
- não teve um comandante de batalhão por mérito e consensual (o 376-Lopes foi solução de recurso)
- teve uma atribuição de graduações à fuçanga (os mais medalhados à entrada do 8º ano eram o 376, está certo, mas o 220-Almendra foi só 2* da 4ª, e logo a seguir entre os mais medalhados estavam os que vieram a ser porta-bandeira, comand.escolta, 3* 1ª, o Chagas e o 401-Simões, ambos 1* 1ª, olha a coincidência, mas compreendo a frustração do Chagas, ainda mais porque, no final do 8º ano, e contando as medalhas de ouro por 1,5, o Chagas foi isolado o melhor do curso, e bolas para o trabalho que isto me deu a descobrir para ver a razão de o Chagas falar tanto de medalhas mas não as indicar como um dos 3 símbolos de status)
- não tem livro de curso
- não tem jantares de curso
- não teve equitação como disciplina em todo o curso
Agora compreendo melhor o Chagas, ou se calhar não.

Pedro Chagas disse...

Trabalho de investigação: EXCELENTE.

Há apenas uma ligeira incoerência, mas não vou dizer (ainda) qual é, porque senão tu "estragas" o trabalho que eu tive a investigar e a preparar um "post" sobre o tema. Mas se releres bem o teu comentário, até descobres.

Suporte para as conclusões: BOM.

As conclusões podem ser discutíveis, mas têm, na generalidade, suporte. A parte da "fuçanga" na atribuição de graduações é que não está suportada em factos.

Também não me parece que o facto de não ter tido equitação como disciplina em todo o curso tenha algum relevo.

Balanço final: MUITO BOM

Organizado, detalhado, irónico e ligeiramente agressivo, mas sem passar do limite. Uma boa frase a abrir, e uma ainda melhor a fechar.

PS: Adorei a parte da multiplicação por 1,5. Já agora, dás o mesmo peso às Literárias e às Físicas? E, para seres justo, não deverias "bonificar" os que só entraram no 2º ano, porque tiveram menos oportunidades de ganhar medalhas?

Anónimo disse...

Chagas,
quem é este Sr. a quem dás tanta confiança? O anonimato foi descuido ou opção? Está escondido no anonimato para poder escrever estas coisas "no limite"? Pessoalmente não lhe respondo, pois não sei o nome.
FruFru (358/77)

Anónimo disse...

Anonimo,
Concordo com o FruFru. No entanto dois comentarios menores a' tua dissertacao.
1- Graduacoes a' fussanga? Como e' que foi? "tudo ao molho"? ordem alfabetica? um pouco mais de luz sobre o que se te oferece dizer sobre o tema seria interessante.
2- No campo das medalhas, pelas minhas contas naquele tempo o maximo possivel eram 16 (nao as 18 como dizes): 8 Literarias, 6 Fisicas e 2 do fundador.
O 150-Estorninho (meu curso 75) teve o mesmo nr de medalhas que o 641-Caetano (15) e se o ouro conta entao o 150 teve o melhor score de sempre.

um grande abraco, e ja' agora,.. tenta sair da escuridao do anonimato para a' Luz.

Freitas

Pedro Chagas disse...

A "ligeira incoerência" a que eu me referia no meu comentário já foi indicada pelo 15/75. De facto, sendo o Estorninho, o Caetano, eu, o 15/75, o Anonymous, etc, todos contemporâneos, todos sabemos que o máximo de medalhas era de 16; mas o Anonymous andou a fazer o "trabalho de casa" (e que trabalho lhe deve ter dado...) e concluiu que o Caetano ganhou 17 medalhas, ou seja, 17 em 16 possíveis (e não em 18, como ele referiu).

A explicação é simples (quicá até divertida...), e eu já tenho uns "posts" preparados sobre isto, por isso não me "sabotem" o plano editorial... ok, posso antecipar os "posts", já que o Anonymous já descobriu "a razão de o Chagas falar tanto em medalhas". "Ou se calhar não".

Pedro Chagas disse...

Anonymous,

estás "lixado", por dois motivos:

1) começaste o anonimato como uma brincadeira, mas ss pessoas julgam as afirmações em função dos seus autores; não sabendo quem é o autor, imaginam logo as piores intenções, e por isso, dentro de algum tempo, não te restará outra alternativa senão ficar anonymous para sempre.

2) pareces ser um "provocador" (no bom sentido, ou seja, alguém que diz coisas "no limite" para ver como é que os outros reagem), mas meteste-te com outro "provocador"... Isto significa que tens vantagem enquanto eu não souber quem tu és, mas depois é a minha vez de "brincar"... E eu devo estar a ficar frouxo (digamos antes, tolerante, que é uma expressão mais simpática), porque a vantagem já passou para mim há algum tempo, e eu ainda não te "apertei" como mereces!... ;-)

Espero que leves em linha de conta que ATÉ O 15/75 SE ESTÁ A "PASSAR" CONTIGO... Não queremos isso, pois não?... ;-)

Antes de iniciar a frase que vais completar (ver o comentário seguinte), que fique registado que "alimentaste" fortemente o meu ego com a contabilização e aritmética que fizeste, e em particular com a expressão "o Chagas foi isolado o melhor do curso". Se bem que a tua intenção fosse mais do género "se este gajo é o melhor, imaginem o resto...", fico-te a dever um favor.

Um abraço,

Pedro Chagas
357/77

Anónimo disse...

(Frase iniciada pelo Chagas)

Pessoal,

não se "passem" comigo, porque eu só queria "picar" o Chagas.

Sou o...

(continua no próximo comentário do anonymous)

Anónimo disse...

Desculpem interromper a discussão, que me parece algo interessante mas também inoportuna no local. Gostava só de "esclarecer" o aspecto do "melhor score" em relação às medalhas. Pelo que sei, pelo que li nos livros da hitória do Colégio o 641 - Alves Caetano é tido como o Aluno mais medalhado de sempre. Ele tinha 17 medalhas, 7 de Literárias, 6 de Fisicas e 4 de Mérito (que actualmente não existem). Acho estranho as 6 medalhas de Aptidão Militar e Fisica, pois tanto quanto sei essas medalhas destinavam-se a alunos do 3º ano "para cima", ou seja, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º (não sei quando passou de 7 para 8 anos), e na fotografia que aparece nos Livros da História do CM ele tem as 6.

No entanto esse 150/1975 deve ter sido também um exemplo para ser referênciado. Ou o Cor. Costa Matos (Autor dos livros) equivocou-se.

Já agora gostava de dizer que o 175/1997 Afonso Pegado, do meu curso de saída, também recebeu 17 Medalhas, as 16 de Literárias e Fisicas, e a do Fundador.

Um abraço

Java 427/1996

Pedro Chagas disse...

Java,

inoportuno é o teu juízo sobre a inoportunidade da nossa discussão. A tua opinião é sempre bem-vinda, desde que não limites a nossa.

Quanto ao 175/97, conseguiu de facto um "feito" muito especial, reservado a um número limitado de "eleitos" cuja imagem o Colégio não promove (mas faz mal!). Vê lá o que é que acontece a um "desgraçado" que começa a falar nas medalhas - leva logo o "rótulo" de traumatizado.

Os camaradas que ganharam quantidades "absurdas" de medalhas (>90% das que podiam ganhar) deviam ter uma galeria como a dos Comandantes de Batalhão, para que os alunos dos anos seguintes pudessem usá-los como referência. Para isso, faz sentido fazer essa selecção, se bem que um "ranking" ficará sempre limitado pela diferença de regulamentos ao longo dos anos.

O 175/97 ganhou todas as que podia ganhar? Quantas Medalhas do Fundador é possível ganhar agora? Houve vários alunos do meu tempo que ganharam 16 em 16, o Estorminho ganhou 15 em 16, e o Caetano ganhou 17 em 16, e isso é imbatível... ;-)

Anónimo disse...

"Caetano ganhou 17 em 16, e isso é imbatível..." achei piada. Mas o Caetano teve mesmo 17 Medalhas. 2º Volume da História do CM, página 52 ;).

So considerei inoportuna, porque penso que 'conversas" tão acesas só se deveriam ter ao vivo, mas isto é apenas a minha opinião.

Julgo que apenas se podem receber 17 medalhas actualmente, as 16 dos 8 anos e a do Fundador. O 305/1997 - Matias também foi outro "caso a parte" ele teve 14 Medalhas (12 de Ouro, só as do 1º ano é que são de prata com médias de 17 e muitos) e só não recebeu as do 8º ano por problemas que teve durante o ano com o 'Comando' do CM, senão eram mais duas de ouro para a 'colecção'.

Já que falaste na sala dos CB's será que alguem me pode explicar porque é que o 376 (pelo que o anonimo diz) não tem la uma fotografia? No ano em que o teu (Chagas) curso foi graduado não ha fotografia. Quando voltares ao CM passa pelo Museu e vê.

um abraço

Java

Anónimo disse...

Não sou do curso do Chagas e se houvesse um blog destes sobre o meu curso, era lá que estaria mas como não há, foi o Chagas que levou comigo sem eu pedir licença. A anonimidade permitiu-me desabafar coisas que doutro modo não teria coragem, mas também me permitiu ir por vezes longe demais sem ter completa consciência disso e portanto peço sinceramente desculpa a todos quantos se sentiram incomodados e até se calhar ofendidos. Desculpa Chagas por me ter pendurado no teu blogue. O teu curso não foi fraco porque dos fracos não reza a História e o teu curso agora tem uma História.

Às vezes penso como é que um punhado de anos vividos há mais de trinta ainda remexem tanto nesta cabeça mas sei que este blogue e os outros que apareceram me ajudaram muito, mas muito mesmo, na minha muito pessoal análise de regressão. Como já disse, houve coisas que revelei aqui que doutro modo não faria - um dia gostaria de me assumir mas este processo é ainda muito íntimo, muito sentido e não completamente resolvido na minha mente. Compreendo perfeitamente que não aceitem esta postura pelo que só me resta terminar renovando o meu pedido de desculpa a todos e ao Chagas em particular.

Pedro Chagas disse...

Camarada anonymous,

serás sempre bem-vindo nesta "tribuna".

O internato tem destas coisas: fazem-se grandes amigos, fica-se com histórias fantásticas para recordar, mas quando a coisa dói... dói mesmo. Não há fuga possível.

Nessas alturas, talvez fosse melhor sair, mas depois surge a necessidade de estar à altura das expectativas da família, em particular do pai que é militar e que sonha que o filho lhe siga as pisadas (ou pelo menos não o "desonre"). Nesse aspecto, a "malta" de hoje está mais à vontade, porque poucos têm pais militares.

Uma sugestão: cria um "profile" só para ti no "blogger", para poderes fazer os comentários. Continuas a manter o anonimato, mas pelo menos tens uma identidade constante perante os outros, e não te confundes com os "anónimos de circunstância". Tem outra vantagem importante: podes apagar ou corrigir os comentários que fazes, o que às vezes dá jeito.

Um abraço.

Anónimo disse...

"És um pai" Chagas, como era, aliás, de esperar de quem te conhece.
FruFru (358/77)

Anónimo disse...

Este post foi animado!

Foi azar é para o Chagas que lhe estragou o efeito surpresa de umas edições futuras.

Gostei especialmente das mudanças de humor do anonymous. Num dia o curso de 77-85 é fraco e no dia seguinte já tem história e o anonimous é que está com problemas psicológicos.

Eu, se fosse o Chagas, começava a cobrar consultas de terapia de grupo.

Jovem anonymous:

Todos nós, em alguns momentos da vida, e especialmente quando somos ainda menores, fizemos ou deixámos de fazer coisas de que não nos orgulhamos. Não temos que nos envergonhar para sempre dos erros que cometemos; temos é que aprender com os erros e omissões para não os repetir.
O que se passou há trinta anos (fónix - é bué de tempo (quase 11.000 dias)já prescreveu e tem a grande atenuante de ter sido da responsabilidade de irresponsáveis à luz da lei.
Se não metemos a pata na poça quando temos 16 anos, quando é que o faremos?
Se não queres abrir o jogo, arranja um pseudo pseudónimo como eu.

Já agora, alguém me explica o que todos estes comentários têm a ver com os Jantares de Curso?

Pedro Chagas disse...

Faço "posts" a "puxar à lágrima" e não acontece nada; faço "osts" a tentar "picar", e não acontece nada; agora faço um "post" simples para servir de preparação para o próximo "jantar do Rosa", e acontece isto... são as maravilhas da Internet...

Anónimo disse...

Eu também pus-me a falar, a falar e não disse nada sobre os comentários.

Embora o anonimous tenha indicado bons argumentos que ilustram algumas debilidades no nosso curso de 77-85, creio que se esticou um pouco: não me lembro de ter havido grande fuçanga para as graduações (se estiver esquecido corrijam-me); em termos de medalhas creio que fomos um curso muito democrático - não houve um papão de medalhas como noutros curso, mas houve muita gente com um pecúlio jeitoso - e creio que o Chagas irá demonstrar que, globalmente, o curso teve medalhas mais que qb.

Quanto às razões de não ter havido um papão de medalhas que fosse o CB natural por mérito, se calhar têm de passar outros 25 anos para se discutir isso num blog (daqui a 25 anos já deve haver blogs por telepatia e não precisamos de estar a escrever).

Se calhar a questão não está só na inexistência ou omissão de um CB
obvio no nosso curso, mas também nos factores e motivações que levavam (e ainda devem levar) a que em muitos cursos haja alguém que parece ter imân para as medalhas!?

Rantas disse...

Desculpem cortar-vos o "barato" da discussão, mas eu quero fazer só uma pequenina correcção. Só fui a um Jantar do Rosa até agora, mas seguramente estavam mais de 8 camaradas! No sábado conto lá estar!

Pedro Chagas disse...

O almoço de Santarém foi muito especial (quando é que organizas outro? - aviso: não gosto de mãozinhas de porco), mas encaixa mais nas (poucas) iniciativas esporádicas do que nas organizações regulares que eu queria cobrir no "post".

De qualquer forma, não deixará de ser publicado.