sexta-feira, abril 28, 2006

Graduações 1984/85: "Post-mortem" (Parte IV - O "Pai Natal")

Continuação de Graduações 1984/85: "Post-mortem" (Parte III).

Em 1984/85, foi significativo o número de graduados que sairam do Colégio ao longo do ano lectivo - só no 1º período sairam sete -, e um dos que saiu, poucas semanas após o início do ano lectivo, foi o comandante do 2º pelotão da 1ª Companhia.

Dado o carácter prematuro da saída e a importância da estabilidade no enquadramento dos alunos do 1º ano, esperava-se uma substituição rápida, mas os dias transformaram-se em semanas, e as semanas em meses...

Só quando saiu um comandante de pelotão de outra Companhia (4ª) é que o Comandante do Corpo de Alunos "acordou" para a situação e pediu um nome para a substituição. Após as inevitáveis "negociações de bastidores", coube-me a honra de ser o escolhido para ocupar o lugar.

Assim, no último dia de aulas do 1º período, já com as Companhias formadas "de pano" e prontas para sair para férias, eu e o Capela (255/76) fomos chamados ao gabinete do Comandante do Corpo de Alunos para uma cerimónia de graduação patética e feita à pressa (do género "tomem lá e felicidades"...).

Quando voltei à Companhia, já os alunos estavam a tirar os cartões e a sair, e eu fiz o mesmo. Depois das férias, em Janeiro, trazia na farda mais uma estrela - um presente do "Pai Natal".

O meu ego ficou mais "composto", como se pode depreender do que escrevi sobre as graduações e dos comentários do(s) anonymous (que saudades...), mas esta mudança teve um outro efeito positivo: como mudei do 1º para o 2º pelotão, isto deu-me a oportunidade de lidar de perto com todos os alunos do 1º ano. Às vezes mais "de perto" do que eles gostariam, mas sempre dentro da lei, e (espero que) dentro da prática colegial da altura... ;-)

(continua)

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ver a tua referência a uma personagem que nunca conheci, o Capela, meu antecessor! Se o vires diz-lhe o que o 255 de 1985 lhe envia mais uma vez 1 abraço. Ah, e outro para ti.

Pedro Chagas disse...

Desde que saí do Colégio (algures em Junho de 1985...) nunca mais o vi...

Ceriz46 disse...

Por que sairam os graduados de quem falaste

Pedro Chagas disse...

Sairam por opção (na maioria dos casos, porque achavam que se ficassem no Colégio iam chumbar, enquanto lá fora poderiam passar). Não houve expulsões (nem desgraduações).