Os Cyber-Graduados (Parte III)
Preâmbulo para os Visitantes Regulares do "Blog"
Os visitantes regulares devem estar a pensar "não me lembro de ter visto as Partes I e II deste tema, como é que surge agora a Parte III?".
De facto, essas partes foram publicadas, mas não as identifiquei como tal, ou seja, embora o conteúdo estivesse alinhado dentro do tema, os títulos eram enganadores.
Considerem, então, os seguintes links para as partes anteriores: Os Cyber-Graduados (Parte I) e Os Cyber-Graduados (Parte II).
Feito este esclarecimento, quase não valia a pena escrever a Parte III, por se tornar demasiado óbvia. Ainda assim, optei por escrevê-la. Peço então a vossa atenção para...
O "Post" Propriamente Dito
O ano de graduado pode ser um ano espectacular, no qual se estabelece um conjunto de ligações aos "putos", que oscilam entre a amizade e a admiração (por parte deles, claro).
Acabado o ano, custa perder a ligação. Há a sensação de que podemos continuar a ajudá-los, mas também a sensação de que precisamos deles, em especial num ano em que todas as nossas referências mudam.
Tal como referi no "post" anterior desta série, antigamente era quase impossível manter a ligação. Não havia telemóveis, não havia e-mail e o Colégio dificultava ao máximo a vida aos ex-alunos. Mas hoje as coisas são diferentes: a Internet traz um potencial enorme de comunicação, e é assim possível manter o contacto com os antigos comandados.
E é aqui que as coisas se complicam. A manutenção do contacto pode levar, ainda que involuntariamente, à manutenção de uma influência que colide com a esfera de actuação dos actuais graduados. Em alguns casos, há mesmo ingerência ou críticas ao trabalho dos actuais graduados, levando a acções de "retaliação" (os graduados actuais desvalorizam o papel dos antigos) e a um ambiente desagradável.
Os Cyber-Graduados. Mais uma realidade a que o Colégio terá que se adaptar...
1 comentário:
Compreendi-te,... como dizem os "Britanicus": -just let it go.
Na mesma moeda,... o tema que abordas aqui podia ser algo que a própria AAACM deveria fazer mais em termos de veículo de ligacão do CM ao admiravel "mundo cruel", à parte das reuniões da "velha guarda", existe um filão de conhecimentos e sabedoria que nós exalunos poderiamos contribuir de forma consistente e sustentável atraves da dita AAA.
Freitas
Enviar um comentário