quinta-feira, novembro 23, 2006

Memórias do Baú LXXII - O "Cadastro" (Parte II)

Continuação de Memórias do Baú LXIX - O "Cadastro" (Parte I).

A segunda secção do "cadastro" continha, para cada ano lectivo, o ano, a turma, a companhia, o aproveitamento e o comportamento.


A informação sobre o comportamento era a mais importante em termos da avaliação rápida das características de um aluno por parte de um oficial novo na companhia. Os oficiais tendiam a julgar os alunos em função do seu comportamento anterior, levando à criação de ciclos viciosos ou virtuosos, mediante os quais o comportamento anterior tinha a tendência a repetir-se no futuro.

Esta secção livrou-me de algumas punições "menores" (atrasos e afins), que eram geralmente convertidas em repreensões verbais.

Para além de um "B" (no 3º período do 3º ano) perdido no meio de uma série de "MBs" (a explicar mais tarde), há a referir a mudança de padrão na entrada para a 4ª companhia, onde a manutenção de "MB" seria considerada um desalinhamento com o espírito reinante... ;-) Felizmente consegui fazer a 4ª toda sem um único "MB"...

Continua em Memórias do Baú LXXIII - O "Cadastro" (Parte III).

1 comentário:

Anónimo disse...

"Felizmente consegui fazer a 4ª toda sem um único "MB"..."

Porquê felizmente?

Pensei em ironia ou coisa assim, mas como está escrito de normalmente, sem " (aspas) nem itálico...

Claro que na quarta um gajo tem tendência a baixar o comportamento, mas bom bom é quando fazemos "o que se faz na quarta" e o comportamento “não mexe!”.
No entanto, o teu comportamento manteve-se constante, essa constante é que foi mais baixa em relação aos outros anos.
Eu, por exemplo, na 4ª só tive duas notas a comportamento, Muito Bom e Medíocre (2º Período do 7º Ano), este último, no período em que decorreu a Récita do meu Curso...

Mas comigo, ao longo dos 9 anos, essa linearidade típica do Colégio, não aconteceu. O meu comportamento foi mais ou menos como o nível exibicional do Benfica este ano, uma espécie de osciloscópio. Mas o que é facto é que a grande maioria dos casos é como escreves, ainda nos dias de hoje (ou pelo menos, quando eu saí, em 04/05).

Peço desculpa a owner do blogue, mas quero aproveitar para publicitar um novo e diferente espaço colegial na Internet:
A partir do próximo dia 25 de Novembro, vai estar disponível um jornal on-line do Colégio. Para além de avisos de Cerimónias e outros eventos, e de pequenos artigos indicando o que tem acontecido no Colégio ou relacionado com o Colégio, o jornal terá edições bimestrais, com os mais variados artigos, de temas não obrigatoriamente relacionados com o Colégio.
Gostava de esclarecer 2 pontos. Primeiro, o jornal é bimestral porque grande parte dos redactores/escritores são actuais alunos e não é objectivo roubar-lhes tempo. Segundo, apesar de, neste momento, o leque de redactores ser composto por 4 recentes ex-alunos e 12 actuais alunos, é objectivo meu, que a curto/médio prazo possa contar com todo o tipo de elementos da família colegial, professores, militares, funcionários civis, familiares de alunos/ex-alunos, ex-alunos de outros tempos, etc. Em relação a este ponto, e sabendo que este blogue, apesar de não receber o feedback que o Chagas pretende, é bastante visitado por ex-alunos, quero convidar os interessados a redactores a enviarem um mail para jornal-admin@colegio-militar.com com os vossos dados. Informo, desde já, que o tema dos artigos é completamente livre e escolhido pelo autor. Mais informações sobre este assunto enviem mail.

O URL do jornal é www.jornal.colegio-militar.com e o seu nome é “O Zimbório”.

Outras informações:
- A curto prazo vou tentar disponibilizar lá os resultados desportivos das equipas do Colégio.
- A revista do Colégio – “O Colégio Militar” – que sai no final de cada período também vai estar disponível em PDF, pouco tempo depois de sair em papel.
- Esta primeira edição vai conter breves entrevistas aos novos Director e Comandante do Corpo de Alunos (Ex-aluno) do Colégio.
- Os artigos e entrevistas vão poder ser comentados pelos visitantes. Comentários esses que serão moderados, para não haver “abusos” quer de conteúdo quer da Língua Portuguesa.

Um abraço,

Java
427/1996