terça-feira, novembro 14, 2006

Memórias do Baú LXXI - Edição de Aniversário

No dia em que passa um ano desde o primeiro "post" deste "blog", gostava de escrever sobre o processo de selecção e tratamento das memórias.

Ao contrário do que é sugerido em alguns comentários dos visitantes, a minha memória é fraca: vinte anos de vida académica, familiar e profissional acabaram por "escurecer" e "distorcer" as minhas memórias dos tempos do Colégio.

De cada ano que lá passei ficaram alguns episódios pontuais, sobretudo os associados aos momentos mais marcantes que vivi, aos amigos que fiz e a alguns objectos que guardei.

A selecção de memórias a desenvolver e publicar exige, assim, um esforço grande em termos de "pesquisa mental", com o qual vou alimentando um "banco de ideias" que considero serem merecedoras de abordagem no "blog".

Uma vez identificado um tema que considero interessante desenvolver, o mesmo anda na minha cabeça durante dias ou semanas, até finalmente começar a ficar mais claro e com contornos mais nítidos.

Nesta fase, começo a escrever os primeiros esboços, que vão progressivamente convergindo para a versão final. Tenho sempre a consciência de que o resultado final vai ser bastante incompleto, mas o meu objectivo é simplesmente o de despertar a mesma memória em outros ex-alunos, para que possam complementar o meu texto.

Tenho geralmente o cuidado de deixar "nebulosas" algumas áreas da memória, pois há temas que são sensíveis para terceiros, e prefiro que sejam estes a abordá-los (se assim o entenderem).

Após a publicação, cabe aos visitantes utilizar os comentários para melhorar a qualidade da memória, quer corrigindo algumas incorrecções, quer fazendo luz sobre aspectos não abordados.

O resultado final, não tendo a vivacidade das memórias do passado recente, permite-nos "rever" os acontecimentos e relembrar as sensações do passado.

Em alguns casos, a informação acrescentada é de uma tal riqueza em termos de detalhe que a memória ganha uma "cor" que já não tinha, e é quase como se a estivéssemos a viver no presente.


Os meus motivos para manter o "blog", após um ano de operação, são significativamente diferentes dos motivos iniciais.

Porque escrevo, então?

Em primeiro lugar, para me recordar e para não me esquecer. Em segundo lugar, para recordar com os ex-alunos meus contemporâneos os bons tempos que passámos no Colégio. Em terceiro lugar, para dar aos alunos e restantes ex-alunos uma visão do que era o Colégio "no meu tempo".

Quero aproveitar este "post" de aniversário para agradecer a todos os que, com os seus comentários, têm tornado as minhas memórias mais "nítidas" e com mais "cor". Infelizmente, não há uma cultura de acompanhamento regular de "blogs" (apesar das ferramentas que actualmente existem para facilitar esse acompanhamento) nem uma cultura de participação, o que faz com que o meu objectivo de melhoria da memória pela discussão seja, na maior parte das vezes, uma "miragem".

A Fotografia

A fotografia publicada não foi passada para o papel na altura da revelação, devido a estar muito escura. Utilizando um scanner e algumas funcionalidades básicas de um software de edição de imagem, foi possível chegar a uma versão que permite ter uma visão (ainda que de má qualidade) da cena fotografada.

A fotografia faz conjunto com as duas já publicadas em Memórias do Baú XXVI - Frases Lapidares e Memórias do Baú XXVII - Frases Lapidares.

Fotografados: 357/77 e ??? - talvez as outras duas fotografias contenham algumas pistas... aquela "pernoca" no ar tem o estilo da Classe Especial... ;-)

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Chagas. Para o ano cá nos vemos.
Só um aparte, sobre as ditas "ferramentas", a que eu uso é o netvibes (www.netvibes.com) é o mais simples e só exige que se tenha uma conta no gmail (o que hoje em dia é como andar á chuva...) para fazer login, depois; "add my feed...". É muito básico e tem a vantagem de poder ser utilizado em qualquer computador.

Abraço

Anónimo disse...

Olá Bicos,

O Chagas já tentou, pacientemente, que eu utilizasse uma das suas ferramentas de acompanhamento de Blogs e afins. Mas no trabalho não consegui e em casa ainda não tive tempo. Já fui ao site que indicaste e num primeiro relance fiquei baralhado com tanto ícon. Será abusar da tua paciência, pedir-te uns lamirés sobre como por a coisa a funcionar? A "coisa" entenda-se é a ferramenta.
Um abraço.
Paulo J. D. Salgueiro 361/77

Rantas disse...

Chagas,
Parabéns pelo aniversário do blog.

Xôr Salgueiro,
Aqui no blog do Chagas, no Revisão da Matéria ou no Con-Tro-Versas tens indicações de como utilizar estas ferramentas e pessoal disponível para responder a qualquer questão relativa a isso.

442/77

Anónimo disse...

Grande Chagas,

Com essa foto, eu bem me parecia que andavas no pó!:)

Parabéns pelo blog! Faz (a) diferença, acredita...

Quanto à participação, sabes como é...somos o povo da "maioria silenciosa"! Mas vamos passando por cá...

Um grande abraço,
Curto
431/84

Anónimo disse...

jags, tenho o Director's cut em DVD e concordo contigo, sente-se um vazio (infinito...). Também tenho a versão longa com voz off mas está em VHS...

Paulo, manda-me o teu e-mail que eu tento preparar um explicação mais detalhada da "coisa"

Chagas, desculpa lá o abuso...

Anónimo disse...

Gracias Mr Bicos.

paulo0361@hotmail.com
ou
paulo0361@gmail.com
ou
psalgueiro@gulbenkian.pt

Como vez sou muito original... :)
Um abraço,

Paulo Salgueiro 361/77
PS. Xôr 442, eu tenho muitas dúvidas. Gosto de explicações muito detalhadas com muitos desenhos e muitas cores. Assim como se eu fosse muito burro. O xôr é que de em vez de me mandar trabalhar, podia ser simpático e começar loga a explicar. Podem saltar aquela parte em que a Terra era uma bola de fogo e que depois apareceram os dinaussauros. : ))))

Rantas disse...

Xôr Salgueiro,

Eu até explicaria, se por acaso tivesse entendido estes mistérios :-)