quarta-feira, janeiro 31, 2007

As Medalhas Que Alguém Ganhou (Parte III)

Continuação de As Medalhas Que Alguém Ganhou (Parte II).


O gráfico apresentado tem como objectivo analisar a relação entre as medalhas de Aplicação Literária e de Aptidão Militar e Física conquistadas pelo curso de 1977/85.

Cada um dos eixos representa o número de medalhas de um determinado tipo conquistadas por um determinado aluno, e a dimensão de cada bola representa o número de alunos que se encontram em cada intersecção, ou seja, que conquistaram uma combinação específica de medalhas dos dois tipos.

Em primeiro lugar, é imediatamente observável que a zona superior direita não está preenchida, ou seja, que nenhum aluno conquistou mais do que a metade da soma do número máximo de medalhas dos dois tipos. Este facto contrasta com a generalidade dos cursos, que acabam por ter vários alunos nesta zona (alguns deles no ou perto do topo), mas também significa uma distribuição mais "democrática" das medalhas pelos elementos do curso.

Em segundo lugar, é observável a concentração de medalhas nos eixos. 53% das Literárias foram conquistadas por alunos que não conquistaram quaisquer Físicas; para termo de comparação, no curso de 1974 (o do Caetano) este valor foi de 13%. 62% das Físicas foram conquistadas por alunos que não conquistaram quaisquer Literárias; no curso de 1974, este valor foi de 49%.

Daqui se conclui haver uma separação maior do que a habitual entre as duas elites mais importantes dentro de cada curso.

Os elementos do eixo das Literárias eram, naturalmente, "Não-Fixes".

2 comentários:

Pedro Chagas disse...

Jags,

tens razão no sentido em que, a partir das medalhas, eu tento deduzir tudo. Também, é a única informação objectiva que tenho...

Posso não ter sido muito claro quanto ao que eu dei por demonstrado (assumi como um facto) e aquilo que quis demonstrar.

Assumi como um facto que havia uma divisão no curso. Assumi como um facto que a divisão era aproximada à divisão "Fixes"/"Não-Fixes".

Assumi como uma tese (a demonstrar) que essa divisão apareceria reflectida de alguma forma nas medalhas, e fiquei convencido de que tinha (pelo menos) deixado indícios disso.

Quanto às razões da divisão, não faço ideia de quais são. Tem a ver com o processo de selecção (nesse ano seleccionou mais gajos bons nos estudos mas "pernetas" na ginástica do que o habitual) e com as dinâmicas de grupo que se estabeleceram ao longo dos anos.

Anónimo disse...

Finalmente! O balda-falca-nódoa-mor percebeu a diferença entre "fixe" e "não-fixe".
Realmente, como diz o "Fozzie", só um medalha de ouro nas literárias teria pachorra e engenho para um estudo destes.
Gabo-te a paciência...
Um abraço.