domingo, janeiro 07, 2007

As Medalhas Que Alguém Ganhou (Parte II)

Continuação de As Medalhas Que Alguém Ganhou (Parte I).


Não tenho conhecimentos (ou memória...) suficientes para explicar o gráfico de medalhas de Aptidão Militar e Física por ano do nosso curso, pelo que espero que algum camarada se "chegue à frente" e o explique. Eu quase sinto a obrigação de explicar porque é que não ganhei a medalha de Aptidão Militar e Física no 5º ano... é que fui praticamente o único... ;-)

Quanto à explicação para a não existência de medalhas no 8º ano, reafirmo o que escrevi em As Medalhas Que Ninguém Ganhou (Parte II).

O incidente que se verificou nos Açores com a Classe Especial, apesar de aparentemente não ter passado de um mal-entendido pontual, motivou um protesto do Comandante do navio junto do Colégio. Apesar de não ter havido uma acção disciplinar, os oficiais da Instrução Militar encarregaram-se de garantir que no ano lectivo seguinte se aplicariam as consequências de uma acção disciplinar "virtual".

No total, foram conquistadas 64 medalhas de Aptidão Militar e Física, o que corresponde a uma média de 10,67 por ano.

Continua em As Medalhas Que Alguém Ganhou (Parte III).

7 comentários:

Pedro Chagas disse...

É possível.

Mas com "Suficiente" a comportamento no ano anterior, as medalhas tinham "ardido", e não "arderam".

Uma alternativa teria sido um louvor colectivo para "compensar" a punição e evitar o "Suficiente".

Anónimo disse...

Nesta minha sede de conhecimento dos assuntos mais "juicy" após a minha saída, digam-me lá que incidente foi esse do pessoal da Classe Especial, que me era tão cara. Houve carga ao mar? Se lá tivesse estado provavelmente também teria levado com uns pontitos a menos. Pois então! Onde havia choldra, o Alvin estava sempre na linha da frente! (riso). Bicos, como mais graduado, confesse-se! Tem que dar o exmplo e dar o primeiro passo a acusar-se.

Anónimo disse...

Confesso que não me lembro de nenhum incidente na deslocação aos Açores. Claro que fui aos Açores mas, sinceramente, não me lembro.
As medalhas que perdi no 8º Ano (como todas as outras de todos os anos) foram por comportamento, no caso concreto por me baldar a um pequeno-almoço (falha muito grave, como podem verificar)
É o "catrástio"...

Anónimo disse...

perdão, "catrástrio"

Anónimo disse...

Bicos, desculpa lá se te envolvi injustamente. Espero que não te ofendas. Pareceu-me ter lido algures que também estavas envolvido. Já li aqui tanta coisa que se calhar baralhei-me. Não que isso mude alguma coisa. Provavelmente coisas de "teenagers". Continuas com o mesmo valor. Um abraço e desculpa lá qualquer coisinha.
P.S. - explica lá essa do "catrástrio", que não encontrei nada parecido no dicionário.

Pedro Chagas disse...

Outro dia (no último "3 de Março"?) o Tribolet explicou-me "por alto" o que tinha acontecido. Aqui vai:

Os alunos foram informados da hora a que deviam embarcar para o navio partir.

O Tribolet quis ir comprar "A Bola", e teve que andar um bocado com mais camaradas até encontrarem um sítio onde vendessem o jornal.

Entretanto, o comandante do navio resolveu sair antes da hora que tinha sido comunicada aos alunos, e não pôde sair porque alguns não estavam lá.

Quando os "faltosos" chegaram, ainda dentro da hora que lhes tinha sido comunicada, encontraram toda a gente "passada" com eles. O comandante "fez barulho" junto do Colégio, e toda a Classe Especial foi envolvida no processo.

Enfim, os mal-entendidos "da praxe"...

Bicos, quanto à tua medalha de Aptidão Militar e Física do 8º ano: se fores "aos papéis", irás verificar que tiveste um 12 ou um 13 a Instrução Militar logo no 1º período, para não te preocupares mais com ela... ;-) O mesmo aconteceu aos restantes camaradas, e os que não foram "tramados" no 1º período, foram no 2º...

Anónimo disse...

Só isso?! E eu a pensar que tinham lançado alguma carga de profundidade ou disparado umas salvas à socapa. Chatice! Que enfadonho... E eu tinha a Marinha como uma arma um pouco mais flexível em termos de disciplina. Deve ter sido para mostrar aos Meninos da Luz que eles também sabiam ser rigorosos.