quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Memórias do Baú LXXXIII - As Mensalidades


Não tenho a ideia de quanto é que isto era "em melões", mas parece-me que, para a generalidade dos filhos de militares, e tendo em conta que incluía "cama, mesa e roupa lavada", era um valor acessível.

Considerando também que proporcionava condições muito acima da média dos estabelecimentos de ensino comparáveis (liceus, externatos, etc.), não era de estranhar que o número de candidatos superasse largamente o número de vagas.

Hoje o panorama é completamente diferente, e (pelo menos) numa coisa reconheço claras vantagens face ao passado: já ninguém vai para o Colégio porque é a escolha natural, ou para fugir ao caos que é o ensino no exterior; hoje os alunos vão para o Colégio por opção deles e dos pais. E é uma opção que certamente é bem pensada, porque o preço "dói" a quase todos, porque quase todos se encontram na categoria dos civis.

Há certamente menos candidatos, mas talvez os alunos tenham, em média, uma relação mais "saudável" com o Colégio do que os alunos tinham "no meu tempo".

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Chagas,

Em meados dos anos 80, fui frequentadora dos famosos Chás Dançantes, pelo que resolvi fazer um pequeno e modesto tributo ao que de melhor passei na minha adolescência.

Aqui fica:

www.chadancante.blog.co.uk

Cumprimentos,

mbr

Anónimo disse...

Louvo a gentileza da amiga do Chagas, mas não necessitava de ser tão modesta no contributo. Se for possível gostava de poder ver alguma coisinha.
Obrigado

Anónimo disse...

O meu pai é militar e eu goatav de entrar no colegio militar (feminino). Sabe dizer-me se os filhos de militares pagam menos de mensalidade que os dos civis?

E já agora pode dizer-me qual é a mensalidade actual, tanto para militares como para civis?

E explicar-me se o colegio militar e muito exigente e quais os dias em que se pode sair?

Agradecia a resposta aqqui no seublog ou se quiser para o e-mail: actualemoda.blog@hotmail.com


Obrigada continuação de boa tarde

Pedro Chagas disse...

Mafalda,

o Colégio Militar feminino é o Instituto de Odivelas.

Não sei responder às tuas perguntas, mas vou tentar arranjar quem saiba e te consiga responder para o teu e-mail.