Memórias do Baú LXXXIII - As Mensalidades
Não tenho a ideia de quanto é que isto era "em melões", mas parece-me que, para a generalidade dos filhos de militares, e tendo em conta que incluía "cama, mesa e roupa lavada", era um valor acessível.
Considerando também que proporcionava condições muito acima da média dos estabelecimentos de ensino comparáveis (liceus, externatos, etc.), não era de estranhar que o número de candidatos superasse largamente o número de vagas.
Hoje o panorama é completamente diferente, e (pelo menos) numa coisa reconheço claras vantagens face ao passado: já ninguém vai para o Colégio porque é a escolha natural, ou para fugir ao caos que é o ensino no exterior; hoje os alunos vão para o Colégio por opção deles e dos pais. E é uma opção que certamente é bem pensada, porque o preço "dói" a quase todos, porque quase todos se encontram na categoria dos civis.
Há certamente menos candidatos, mas talvez os alunos tenham, em média, uma relação mais "saudável" com o Colégio do que os alunos tinham "no meu tempo".
4 comentários:
Caro Chagas,
Em meados dos anos 80, fui frequentadora dos famosos Chás Dançantes, pelo que resolvi fazer um pequeno e modesto tributo ao que de melhor passei na minha adolescência.
Aqui fica:
www.chadancante.blog.co.uk
Cumprimentos,
mbr
Louvo a gentileza da amiga do Chagas, mas não necessitava de ser tão modesta no contributo. Se for possível gostava de poder ver alguma coisinha.
Obrigado
O meu pai é militar e eu goatav de entrar no colegio militar (feminino). Sabe dizer-me se os filhos de militares pagam menos de mensalidade que os dos civis?
E já agora pode dizer-me qual é a mensalidade actual, tanto para militares como para civis?
E explicar-me se o colegio militar e muito exigente e quais os dias em que se pode sair?
Agradecia a resposta aqqui no seublog ou se quiser para o e-mail: actualemoda.blog@hotmail.com
Obrigada continuação de boa tarde
Mafalda,
o Colégio Militar feminino é o Instituto de Odivelas.
Não sei responder às tuas perguntas, mas vou tentar arranjar quem saiba e te consiga responder para o teu e-mail.
Enviar um comentário