domingo, fevereiro 25, 2007

"A Menina Dança?"

Os Chás Dançantes dos anos 80 davam um filme.

O filme começava muito antes da abertura das portas, com o planeamento dos trabalhos, a concepção, a construção dos elementos cénicos e a montagem.

Se o trabalho de concepção ficava a cargo de um grupo restrito, já a montagem "tocava a todos", pela quantidade e variedade das tarefas envolvidas: montagem dos cabos de suporte da cobertura, montagem da cobertura, montagem dos adereços (luzes, bolas de espelhos, máquinas de fumo, etc.), montagem da mesa de som e luzes, montagem do sistema de som, colocação dos cobertores nas janelas, montagem do bar, etc.

Depois vinha a "hora da verdade"... abriam-se os portões e começava a secção principal do filme: a festa!

Nesta secção, desfilavam personagens como o "dj", o "galã", o "predador", a "vamp", o(a) tímido(a), a aluna do IO (caracterizada pelo ataque/defesa em grupo), o ex-aluno com cabeleira farta (só porque podia), o "rata" que acompanhava a irmã mais velha (até ela o mandar "desaparecer"), o "nerd"(*), etc.

Depois vinha a parte final do filme... a desmontagem e arrumação do espaço, mas, sobretudo, a partilha e "arrumação" das memórias, com o consequente planeamento das acções para os dias seguintes (telefonemas a fazer, cartas a escrever, filmes para ver, etc.).

Os Chás Dançantes eram muito importantes para nós; tão importantes, que a ameaça do seu fim deu origem à "boiada" mais "mediática" dos anos 80: durante vários dias, todo o Batalhão andou em "fila indiana" para todo o lado, e nos intervalos das aulas os alunos andavam em duas filas (uma para cada lado) à volta das varandas dos claustros. Resultou: as duas partes em litígio sentaram-se à mesa e negociaram um acordo que permitiu a continuação dos Chás.

Recentemente, uma antiga frequentadora dos Chás Dançantes encontrou no "baú" alguns convites, tendo criado um "blog" para os partilhar. Estas imagens de pedaços de papel vão-nos certamente despertar memórias dos "bons velhos tempos".

A visitar, em http://chadancante.blog.co.uk.

--------------

(*) Não estamos a falar do verdadeiro "nerd", porque esse obviamente não ia aos Chás: ia perder uma tarde de estudo, ouvir música em "altos berros" e - pormenor extremamente desagradável - estar ao pé de "gajas".

Estamos a falar do "nerd light", que o "galã" podia apresentar às amigas e explicar que era o gajo que tirava 18s e que lhe passava respostas nos pontos, mas que até gostava de música, ia aos Chás, e conseguia tentar dançar sem cair (estou obviamente a exagerar, porque o Salgueiro só me fez isto um vez).

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Chagas,

Obrigada pela tua referência ao meu Blog.

Face aos comentários acerca de não ser possível aceder ao blog, ainda agora cliquei no link e ainda agora acedi ao mesmo.

Também é possível chegar lá através deste link:

http://www.blog.co.uk/user/mbrmbr/

e aqui até é possível fazer o download dos ficheiros que estão no blog.

Ppor fim, pelo que já li aqui, parece-me que este tema vai dar "pano para mangas" aos ex-alunos do CM...

Bjs.

mbr

Anónimo disse...

Fozi, MILF? também näo precisas de exagerar! :))
Feitas

Anónimo disse...

Boa noite! Eu frequentei os chas dancantes nos anos de 88, 89 e 90 e ainda tenho o desgosto de ter recusado um convite de um rapaz para um jantar de Pascoa do Colegio, pelo facto de a minha melhor amiga me ter dito que se eu aceitasse ele iria pensar que eu era "facil". Nunca mais ligou e nao voltei a ve-lo nos chas seguintes. Nasci em 75 e creio que ele teria a minha idade. Se porventura souberem de um rapaz (cujo nome sinceramente ja nao me recordo) magrinho, de cabelo castanho, que dancava muito bem a danca da moda (os "travados") nas musicas dos depeche mode...por favor digam que continuo a sua espera! Joana