sábado, fevereiro 17, 2007

Onde Estão Os Ex-Alunos? (Parte I)

Inspirado por um artigo sobre o "Quem é Quem" escrito pelo João Martins Mateus (169/1944) na revista da AAACM nº 165, e por uma análise sobre a base de dados "exalunoscm" publicada pelo Pedro Freitas (15/1975) no seu "blog" (http://www.defreitas.blog.co.uk), resolvi voltar a uma análise estatística que fiz há um ano sobre o mesmo tema: a ligação dos ex-alunos à AAACM (e, consequentemente, ao Colégio).

O estudo visava analisar a ligação dos diversos cursos/épocas à AAACM, de forma a tentar identificar padrões que permitam definir acções a tomar para "puxar" mais ex-alunos para sócios da AAACM. Face aos estudos que referi, este tem a vantagem de partir de dados que reflectem um maior compromisso por parte dos ex-alunos (pagamento de quotas vs. preenchimento de uma ficha ou de um formulário "on-line").

Nesta 1ª parte, apresento um gráfico que relaciona, para os ex-alunos entrados em cada ano, o número estimado dos que estão vivos com o número dos que são sócios da AAACM.


Analisando a média móvel do número de sócios por ano de entrada, verifica-se que há uma representatividade uniforme de todas as épocas, com uma média de 20 a 30 ex-alunos por curso de entrada. Este facto causa desde já alguma estranheza, dada a variação muito mais ampla que se verifica na média móvel do número de alunos entrados.

É também visível a enorme diferença que há entre as duas curvas, colocando os sócios da AAACM como uma clara minoria.

Qualquer dos aspectos atrás referidos será objecto de uma análise mais detalhada nas partes seguintes desta série.

Continua em Onde Estão Os Ex-Alunos? (Parte II).

1 comentário:

Anónimo disse...

Chagas,
tenho a sensação que não há mais ex-alunos sócios, só porque o papel não lhes aparece à frente.
358/77