O Meu (Desen)Canto
No documento em que coloquei a minha visão sobre o futuro do Colégio referi que "os cantos dos graduados têm armários desordenados e desarrumados, roupa suja por todo o lado, posters de carros e de gajas colados nas paredes, etc.".
Não era minha intenção generalizar (e muito menos ofender alguém), embora efectivamente esse fosse o panorama geral das camaratas em que entrei (2ª companhia).
Deixo-vos a (infelizmente) única fotografia que tirei (com o telemóvel), e que podem comparar com o meu canto "careta" de 1984... ;-)
8 comentários:
E' a fotografia do Colegio Militar que nao e' bem militar. Dos oficiais do Corpo de Alunos que nao sao bem oficiais. A culpa nao e' da malta. Sera' que o director nunca foi ao internato? O que e' que falta? Pequeno almoco na cama? Nao! Talvez abolicao de andar fardado a' sexta feira!
Excellente!
Freitas, o director actual do CM era capitão e comandante de companhia no teu tempo. Por isso, ou mudou ele ou mudaram as regras ou mudaram os tempos. Inclino-me para esta última. Afinal de contas, já ninguém tem os paizinhos no Ultramar ou (thank God) é órfão para ter de ir para um estabelecimento de internato com disciplina rigorosamente militar.
Por mais que tenhas razão no que dizes, levas uma grande fatia de má vontade pela interpretação que dás ao que vez e pela falsa generalização com que assemelhas este canto aos de todos os outros.
(Será que não os viste também com fotos colegias tradutoras de um imenso espírito, dispostas organizadamente sem rebaldarias e maus exemplos?)
De qualquer modo é um facto que o que está à vista está mal e que representa algo ainda pior que tem que o mais depressa possivel ser mudado.
Abraço
*vês
Alguma malta mais nova vê os meus posts como uma ameaça, e por isso defende-se. De facto não contabilizei se havia mais cantos organizados e com fotografias da cúpula do que cantos "abandalhados" e com fotografias de gajas (havia um outro, "fabuloso", cheio de símbolos religiosos e velas queimadas... um "mimo" ;-)). O ponto central não é esse.
Em todos os anos há graduados que têm tendência a "abandalhar". A diferença é que, no meu tempo (lá vem o velho com o "no meu tempo"...), um graduado que fizesse isto tinha uma punição do Comandante de Companhia, agravada (pelo menos) pelo Comandante do Corpo de Alunos.
Um pai põe um filho no Colégio para que ele seja educado, e isso pressupõe a existência de educadores. Os graduados também têm o seu papel, mas têm que ser devidamente enquadrados, porque o "Fundamentalismo Colegial" pode ser simplesmente mais uma forma de alienação.
ao analisar a gravura do canto em questão deparo-me com as seguintes falhas:roupa de cotim em cima da cama,posters retirados da maxmen,cadeira desarrumada e a colcha por esticar.até aqui todos chegaram,agora as razoes pela qual este canto está assim, e a avaliar pelos comentarios que li,parece-me que é exagerado e passo a explicar porquê:é obvio que por um motivo ou outro um canto lá aparece com qualquer coisa fora do lugar,mas na maioria e por norma eles estao arrumados,e a julgar pela roupa que esta em cima da cama,das duas uma,ou o graduado está a tomar banho ou está a praticar desporto...a unica coisa que aponto o dedo é aos posters,mas isso foi algo movido pelo impulso,e não é nada de grave,que influencie o bom ou mao desempenho do graduado,uma coisa não tem a ver com outra...sao casos pontuais ,que acontecem e portanto discordo com todas as letras,de que isto seja uma bandalheira.já agora,intriga-me o facto de alguns ex.alunos,que com a experiencia que têm,façam juizos errados baseando-se numa fotografia tirada a um canto...dizendo que está péssimo!agora eu ponho a questão da seguinte maneira:se um graduado viesse da educação fisica e colocasse a farda cotim em cima da cama e posteriormente tirasse uma foto,era um canto péssimo?claro!de qualquer das maneiras os posters eram escusados o resto é conversa...1abraço
Enviar um comentário