sexta-feira, junho 16, 2006

A "Guerra das Turmas" (Parte I)

Em 1977/78, o primeiro ano tinha 72 alunos, divididos por 3 turmas.

A Turma A tinha os alunos que tinham escolhido Francês (22), e os restantes estavam divididos de igual forma pelas Turmas B e C (25 em cada Turma).

A distribuição dos alunos entre as Turmas B e C foi feita de forma administrativa, ou seja, a metade com os números mais baixos ficou na Turma B, e a metade com os números mais altos ficou na Turma C.

De uma divisão utilizando estes critérios simples esperar-se-ia alguma homogeneidade no comportamento e no aproveitamento escolar. Nada mais errado!

O comportamento da Turma B era, em média, bastante melhor do que o da Turma C, o mesmo se podendo dizer do aproveitamento escolar. Era como se a divisão entre as turmas de Inglês tivesse sido feita de forma propositada, deixando os "marrões" de um lado e os "baldas" do outro. A turma A tinha um comportamento na média, mas um aproveitamento inferior à média.

Na Turma B havia competição em cada aula e em cada teste. O ambiente da entrega de cada teste era o de um filme de "suspense", em que a "audiência" aguardava de forma expectante para saber qual dos "suspeitos do costume" tinha a melhor nota, ou se havia algum "outsider" a intrometer-se na "luta". Já nas outras turmas reinava a descontracção ou, no caso da Turma C, até algum "orgulho" em ser mediano: havia alunos para os quais uma nota boa seria uma "nódoa" no seu "curriculum"... ;-)

Continua em A "Guerra das Turmas" (Parte II).

2 comentários:

Anónimo disse...

...grandes fotos, já disse ao marreta do meu irmão para aparecer por aqui e redescobrir-se. O meu curso (75) tinha 4 turmas e tal como o teu curso a turma A era de Francês. Contudo, o Prof Dario sendo o director de uma das turmas criou uma pequena elite na turma C, pois eram todos do 1'grupo de ginástica e os mais calões nos estudos eram chamados a umas sessões especiais de "intimidacão ao estudo" pelo Dario (penso que nunca resultou). Já no 2'ano, devido à popularidade do CM e ao aproveitamento escolar no 1ano, passámos a ter 5 turmas, daí o famoso 2E.

joao alexandre constante pinto correia disse...

Eu sou do curso de 76 e também fiz parte de uma classe especial do Dario tendo como par o Gonçalo Durão foi no ultimo ano que lá andei 80, e depois chumbei para zarpar, basta chumbar a 2 que era o Português e Matemática , até a minha mãe disse-me isso mas como era disse inteligentemente para chumbar ou é ou não é e chumbei a 7, não era burro tinha era o diabo no corpo, raiva muita raiva, o que veio a reflectir-se cá fora, enfim, cada um é como é e não deixa de ser válido, há é que saber como levar. E o resto é palheta.