sexta-feira, dezembro 09, 2005

Memórias do Baú V - A Planta da Camarata

A imagem do lado é uma reprodução da planta original da camarata do 1º ano em 1984/85.

Não sendo necessária para ajudar os alunos a encontrar as suas camas, era utilizada para funções "nobres" tais como controlar o "bolo e iogurte" das sextas-feiras. Daí as inúmeras marcações a lápis sucessivamente feitas e apagadas, às quais se juntou um "bolo e iogurte" certamente memorável, pois foi marcado a caneta.

Um exercício curioso que poderão fazer os camaradas que na altura frequentavam o 1º ano é tentar "visualizar" as caras correspondentes a cada número; haverá certamente números que só acreditam que existiram porque estão na planta...

3 comentários:

Anónimo disse...

Chagas, obrigado por este exercício. Sou deste curso e camarata e de facto a esclerose é muita! Com algum esforço consegui-me lembrar de todas as caras (com algum grau de erro, estou certo!) excepto uma: quem raio era o 408?! Acerto bem melhor na turma A e B, visto a C ter ido para a 2ª Companhia logo no segundo ano e separada de nós.

Mas se há solução contra a esclerose, é esta. Há para aqui pessoal em quem eu não pensava há anos, muitos, muitos anos, e de repente uns neurónios perdidos e abandonados são chamados ao serviço. Alguns ainda se apresentam, mas se um gajo não exercita a memória vai de facto perder muitos deles.

Depois lembrei-me que até simpatizava (isto vindo de mim pode ser visto como perigoso) com algum deste pessoal desaparecido. Que é feito do 433? E como é possível de 80 termos chegado menos de 30 a graduados no mesmo ano? A malta foi ficando pelo caminho, chumbando, saindo do CM, mas de 80 para 30...

Mas obrigadão por esta imagem e exercício. Consegues trazer ao cima merdas, emoções, que um gajo já não sabe lá estarem.

Continua.

Lérias, ex-102/84

PS- E quem era o 47? Do Dentes, 597, ainda me lembro, atirou-me a cama ao poço logo na primeira noite do CM por estar a falar - um drama para um ainda 'turista' que não fazia ideia como fazer a cama, mas que garantiu lembrar-me para sempre da minha 1ª noite no CM - mas o 47? Relembra-nos, se quiseres.

Pedro Chagas disse...

O 408 existiu mesmo... espero ter no baú alguma prova - vai aparecendo pelo "blog".

O 47 também existiu - podes vê-lo no número III das Memórias do Baú, acedendo através do Índice Temático. Era graduado do 1º pelotão - o teu, por sinal... - e saiu no 1º período.

Unknown disse...

Bom, 457 não existiu no meu curso, mas penso que se trata do 427. Mais tarde, acho que na viagem de curso a Macau - não estou bem certo disto - o encontrámos, porque os pais tinham ingressado na administração pública macaense.
Estive a tentar aceder ao documento para o qual remete o link no post: O Colégio - que futuro? mas não consegui. Estaria muito interessado em ler as opiniões dos meus colegas, para além das já expressas pelo Lérias, Souvant e outros. Como posso fazer?

Um abraço

487 Chambel