segunda-feira, dezembro 12, 2005

Memórias do Baú VI - As "Pinturas"


Ao publicar a última fotografia sobre as "pinturas", recordo com satisfação essa noite e a respectiva preparação.

As tintas foram preparadas com guaches oferecidos pelos "ratas", em tal quantidade que pude fornecer a alguns graduados das outras companhias os corantes necessários para tingirem de diferentes cores as suas "tintas" à base de pasta de dentes.

Se esperava alguma resistência ou contrariedade por parte dos "ratas", encontrei exactamente o comportamento contrário: quem não era pintado por nós (graduados do 1º ano) ficava "ofendido"; por isso, depois das "obras de arte" iniciais, foi necessário fazer uma passagem rápida por cada um dos muitos candidatos, por forma a que ninguém ficasse chateado por não ser pintado.

Infelizmente nunca tive qualquer jeito para a pintura, e por isso não fiz mais do que "obras-primas" como a que a fotografia documenta. Convenhamos que, para o tempo que a obra durou e para a rapidez que era necessário ter para atender a todos os pedidos, também não se justificava muito mais...

Uma pintura com guache e com a tinta ligeiramente aquecida não provocou qualquer incómodo à "tela"; no entanto, nem tudo foi assim... Muitos dos graduados só se lembraram que era noite das pinturas no próprio dia, a seguir ao jantar, e por isso o único recurso que tiveram foi a utilização de tintas com 90% de pasta de dentes, que provoca uma sensação desagradável (frio e ligeiro ardor) em contacto com a pele.

Uma das memórias que tenho do Colégio é a do cheiro a pasta de dentes e guache que ficava na camarata no fim da noite das pinturas. Ficaram também memórias, mais turvas e distantes, de noites de pinturas que deram desgraduações e expulsões, mas felizmente corresponderam a excepções que não puseram de forma alguma em perigo esta tradição.

Fotografados: 357/77, 231/84, 93/84.

Para acederes ao "post" anterior sobre as "pinturas", clica aqui.

Sem comentários: