segunda-feira, dezembro 19, 2005

Memórias do Baú VIII - O "Fru-fru"


O "Fru-fru" foi um dos casos certamente raros ao longo da história do Colégio de alunos com a graduação definida desde o 1º ano.

Desde cedo demonstrou ter as características que então identificámos como sendo as do Comandante da 1ª Companhia, e que ao longo do curso fomos "afinando": ser cumpridor dos seus deveres, ter sentido de justiça e da proporcionalidade entre a falta e o castigo, saber brincar sem ser "brincalhão", ser correcto para os professores e oficiais sem ser "sabujo", preocupar-se com o sucesso do colectivo e não em "brilhar" individualmente e, sobretudo, dar o exemplo: quando colocado em posição de liderança, o "Fru-fru" estabelecia um exemplo que não dava qualquer margem a reparos.

Quando chegou ao último ano, e após uma "eleição" mais do que esperada, o "Fru-fru" não desiludiu, fazendo um trabalho muito bom, sem violência física ou psicológica e sem tentações de querer "mudar o mundo" num ano ou "ofuscar" os camaradas graduados.

Quanto à fotografia incluída, esta foi tirada a meio da noite, com o "Fru-fru" a dormir profundamente. Uma vez abanado com força pelas costas, levantou instintivamente a cabeça na direcção da força, levou a "flashada" do lado oposto e voltou ao sono profundo. No dia seguinte não se lembrava de nada.

Fotografado: 358/77.

2 comentários:

OrpheuCM disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Só queria acrescentar a capacidade de incentivar os outros e ás vezes andar com eles ás costas.