quarta-feira, dezembro 28, 2005

Memórias do Baú XI - O "Enxoval" (Parte I)


Inicia-se neste "post" a divulgação do "enxoval" de um aluno em 1977, tendo também como objectivo futuro a comparação na composição e nos custos com "enxovais" de diferentes épocas.

Em primeiro lugar, há a destacar o custo da Barretina c/penacho, que era, por larga margem, o artigo mais caro de todo o "enxoval", como possivelmente se continua a verificar, devido ao facto de ser um artigo de produção complexa e em baixas quantidades.

Incluído no grupo do "Fardamento" estava o Calção de banho preto com lista branca que, com o seu design "retro" e o número bordado a vermelho no fundo branco, dava aos banhistas das praias da Torre e de Carcavelos a impressão de terem sido "invadidos" por um grupo de figurantes de um filme sobre um reformatório italiano do pós-guerra.

Há ainda a referir o Fato de treino do tipo "pijama", que mantinha alguma dignidade quando era novo, mas parecia um "pano do chão" após alguns anos de utilização (viria a ser mudado alguns anos mais tarde), e a Capa de plástico sem braços que, por não ter braços, servia durante todo o curso, e por servir durante todo o curso, rapidamente deixava de proteger da chuva da cintura para baixo.

Naquela altura, a gravata não fazia parte do fardamento, sendo introduzida num dos anos posteriores.

Continua em Memórias do Baú XVII - O "Enxoval" (Parte II).

1 comentário:

Anónimo disse...

Estava a ver que não via nenhum vestígio do teu humor pythoniano, ó Chagas.
Parti-me a rir a lembrar-me das nossas figuras com o calção de banho. Ainda bem que o CM era essencialmente uma ocupação de inverno e que
usávamos o calção de banho muito poucas vezes...

De qualquer maneira tenho que fazer uma correcção: o fato de treino castanho não "parecia" um pano do chão; a minha mãe converteu os meus fatos de treino em panos "de facto" no fim da sua vida útil inicial.