quarta-feira, dezembro 14, 2005

Memórias do Baú VII - As Requisições


As requisições, amarelas para material escolar e brancas para a cantina, representavam um conceito que na altura era inovador, que era o de comprar sem ter dinheiro.

Depois de devidamente preenchidas, eram colocadas na caixa de madeira correspondente, sendo depois recolhidas e levadas ao oficial Comandante de Companhia para aprovação. Depois de assinadas, eram distribuídas aos alunos pelo Aluno de Dia, podendo então ser utilizadas para levantar artigos como a "Capa de Caderno Diário" ou o "Pequeno Equipamento".

As requisições serviam também para "praxar" os "ratas" nos seus primeiros dias de Colégio, levando-os inocentemente a requisitar algumas coisas... digamos... um pouco fora do normal.

Quando tal acontecia, as requisições eram destruídas pelo Comandante de Companhia (certamente depois de uma boa gargalhada). Todas? Não! Um pequeno grupo de requisições conseguiu escapar desse destino cruel e sobreviver até aos nossos dias...

Para acederes ao "post" seguinte sobre as requisições, clica aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

58? O 58/76-Cavaleiro de Ferreira é hoje director do centro comercial Forum Almada. Talvez este 58 possa ir lá conhecer o seu antecessor (directo?) e pedir um descontinho nas compras de Natal...

Quanto à espingarda, acho que também requisitei na altura uma... Está na altura de ir levantá-la... por isso comecei recentemente a procurar Mauser e Manelicher em leilões e antiquários :-). Só que hoje em dia a requisição tem a forma de cheque ou, mais provavelmente, cartão de crédito :-)

Anónimo disse...

Já nem me lembrava da existência das requisições...belas memórias,obrigado por mas proporcionares.

OrpheuCM disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O 57/77 era salvo erro irmão do 58/76. Se for assim, sobrinho e tio com o mesmo número.

souvant disse...

Grande Chagas. Acho que ainda tenho lá pra casa uns livros de requisições (brancas e amarelas) intactos.
Agora o que não tenho, mas que tenho saudades, são as requisições cor-de-rosa (vulgo NOTAS DE QUEBRA) que costumavam conter textos do estilo "1/50 de um vidro do geral da 1ª Companhia". Tens alguma dessas?

Abraço,

Pedro "38" Branco