domingo, fevereiro 12, 2006

De Que Ano É Este Colégio? (Desafio)


Esta fotografia aérea foi retirada da "História do Colégio Militar", Volume II.

Em que ano foi tirada? Respondam (e justifiquem) sff nos comentários.

Nota: eu não sei a resposta correcta. Também vou tentar deduzir, exclusivamente com base na informação dada pela fotografia.

Continua em De Que Ano É Este Colégio? (Parte II).

15 comentários:

fred disse...

Dá ideia que a foto é do início dos anos 90... Não sei. Ainda estão lá o antigo edifício do Pátio das Osgas, ainda não existia a "Parada Nova", a parte por trás do pavilhão de ciências ainda não estava arranjadinha...

Só tenho uma certeza: a foto é anterior a 1995.

Anónimo disse...

Segunda certeza: a foto é posterior a 1958, altura em que o Corpo de Alunos acabou de ser contruído.

Pedro Chagas disse...

Curto, sabes que as respostas só são válidas se forem justificadas... ;-)

Anónimo disse...

A minha memória está já um bocado esbatida, quanto mais não seja por força dos muitos anos em que tenho andado desaparecido em combate, mas a foto é de certeza posterior a 1980.

Se bem me lembro, inaugurámos o pavilhão de ciências, que aparece na foto, no 5º ano, ou seja em 1981 (lembro-me que tínhamos lá as aulas daquele prof ex-aluno que descalçava o sapatinho de pala).

Para definir o limite superior tenho mais dificuldade, mas acho que aqueles barracos em frente à sala de desenho foram abaixo ainda lá estávamos nós, ou seja até 85. Não tenho nenhuma certeza, mas acho que quando tínhamos GD no 6º ano (1982/83) já não estavam lá.

Em conclusão, eu palpito que a foto foi tirada entre 1981 e 1982.

Anónimo disse...

Vou continuar a explorar este magnífico despertador de boas memórias.

Pedro Chagas disse...

sqar, vai aparecendo por aqui, e já agora aparece no desfile e no jantar no dia 5 de Março.

Já agora, posso lançar um novo desafio para ver quem descobre quem é o sqar... ;-)

Este desafio só é válido para quem tenha entrado depois de 1980.

Anónimo disse...

Esta foto pode ter sido tirada até 1995,altura em que os edificíos por detrás dos claustros foram demolidos.Lembro-me que no meu 2ºano,em 94-95,frequentava muito os mesmos,uma vez que lá trabalhava na messe a avó do "cozinheiro" do meu curso,que tinha sempre guardado para o neto e para os amigos um bolo de côco excepcional!Tenho uma vaga ideia de por lá também ser o local de trabalho do sapateiro.Será possível?Entrei em 1993 e já não me lembro de existir um sapateiro no Colégio,mas parece-me que pelo menos havia uma placa que assinalava o local como sendo o do "Sapateiro" - os ex-alunos mais velhos que confirmem.Todos esses edifícios já só podem ser vistos em fotografias,exceptuando-se a actual messe dos oficiais e professores que funcionam num antigo " Pavilhão das Ciências Phisico- Químicas",entretanto restaurado e remodelado, à entrada do Jardim da Enferma.
Sendo assim,a foto pode ter sido tirada até 95.Quando entrei em 93 era este o aspecto do Colégio, mas provavelmente já o era na década de 80.São,portanto,muitas as possibilidades.
Abraços

Anónimo disse...

Não me posso esquecer de fazer uma referência ao velho "Pátio das Osgas".Julgo que tenha sido demolido também por volta de 95.Ainda tive lá aulas no 1º ano,penso que o meu curso tenha sido o último,e como era do 1ºC tínhamos um piso inteirinho para jogar futebol com uma bola feita de papel e fita-cola ou com as preferidas latas de Coca-Cola esmagadas, que por partirem muitos vidros estavam proibidas pelos graduados.Escusado será dizer que depois do jantar era chegada a hora de "ajustar contas" pelos vidros partidos.
Quando se fala em "Pátio das Osgas" vem-me automaticamente à memória o "Corredor da Morte" e a sua lenda.Este "Corredor" era o último andar do edifício moribundo e estava-nos vedado pelo zelo dos vigilantes e por ordem dos graduados.Contava-se que por ali vagueava o corpo de um aluno ou vigilante,já não sou capaz de ser mais preciso, que se teria enforcado.O que é verdade,é que num ano de aulas,por uma única vez um grupo de corajosos se atreveu a subir aquelas escadas.Nada posso relatar sobre o momento,porque apesar de ter feito parte do grupo dos corajosos,a nossa presença ficou resumida a uns míseros 10 segundos e feitos em passo de corrida apressado, não fosse a alma penada mostrar o seu descontentamento.Sei que os outros cursos 1 ou 2 anos mais velhos que o meu conheciam também a história e tinham o mesmo receio,mas seria algo recente ou já era prática antiga?Alguém que consiga indicar a data em que surgiu este mito?
Abraços

souvant disse...

Definitivamente entre 1981 (data da inauguração do Pav. Ciências) e Finais de 1984 (demolição do anexo em frente à sala de desenho - dessa lembro-me perfeitamente pq fui chamado ao gab. do Dito por ter "ajudado" a demoli-lo... à pedrada).

Não me consigo lembrar de outras intervenções que tenham modificado as instalações colegiais no intermédio, pelo que não consigo precisar melhor a data. Mas há uma coisa amarela na foto entre a messe dos "cães" e o pré-fabricado a que me referi anteriormente e que me parece uma grua, a qual poderá ter sido usada na demolição desse mesmo pré-fabricado (ficou-me mesmo na memória a ida ao gab. do Dito!).

Com estas considerações aponto a data para qualquer coisa como entre Julho e Outubro de 1984.

Abraço,

Pedro "38" Branco

Pedro Chagas disse...

Seguindo o desafio do Curto. Comecemos pela hora: 13h46. Tendo em conta a orientação do Colégio e a orientação das sombras dos candeeiros face à orientação do Colégio, verifica-se que a fotografia foi tirada 46 minutos depois do meio-dia solar, ou seja, às 13h46 (hora de Verão).

Hora de Verão, porque a fotografia foi obviamente tirada no Verão, quer pelo reduzido tamanho da sombra, quer pelas marcações no campo de futebol para o "lançamento da bola" (provas físicas de admissão dos candidatos).

Quanto à data, a coisa é mais complicada... O facto de já vermos o Pavilhão de Ciências não quer dizer que ele esteja completo e inaugurado, mas vamos assumir que sim. Provavelmente a fotografia visava promover o Colégio depois da inauguração do Pavilhão.

Uma das coisas que verifiquei foi a ausência da vedação alta no campo de futebol verde. Na fotografia o campo apenas tem as tabelas de madeira. Se alguém se lembrar da data de montagem da vedação, ficamos com mais um limite superior. De certeza que já existia vedação no fim de 2004, pois foi quando uns camaradas nossos lá entraram com o carro do "Chulógrafo".

Tentando adivinhar, eu colocaria a fotografia no Verão de 1982, para utilizar em Março de 1983 nos 180 anos do Colégio.

Acho que, se conseguirmos identificar o que é que está à frente do Pavilhão de Desenho e Trabalhos Manuais, conseguimos definir o ano. Ou então, perguntamos ao Leonel, que sabe obviamente quando é que a fotografia foi tirada.

Anónimo disse...

Já dei uma volta ao material existente e tenho um comentário de formatação a fazer: na caracterização dos comentários dava mais jeito aparecer, para além da hora, o dia em que foi colocado, para se poder fazer o "filme" das bocas. Vê lá se dá para ajustar

Quanto à foto, o comentário do Pedro (38) acho que traçou melhor o limite superior do intervalo - 1984. Só se alguem reparar nalgum outro pormenor diferente.

Parabens Chagas, eu vou passando ( e a ver se vou ao 3 de Março este ano)

Anónimo disse...

Gentleman:
1) O pre fabricado em frente ao antigo Pavilhao de Desenho era a reprografia. Lembro-me porque era la' que imprimiamos os cartazes para o Cha'e... mais importante onde os exames eram imprimidos 8em particular os de Geometria Descritiva)!!!!

2) Os pavilhoes novos ainda nao estao a completamente acabados a julgar pelo entulho atraz ainda por limpar (era por ali que fugiamos ao Semita, e pelo canavial que aindas se pode ver).

3) O Semita foi prof do meu curso nos pavilhoes novos pela primeira vez em 81/82.

3) Havia no meu ultimo ano (82/83) uma mini carreira de tiro ao lado do ginasio (oposto ao aeromodelismo).

Penso que deve ter sido tirada no verao de 81.

Pedro Chagas disse...

Errata num comentário anterior meu:

Onde se lê:

"Se alguém se lembrar da data de montagem da vedação, ficamos com mais um limite superior. De certeza que já existia vedação no fim de 2004, pois foi quando uns camaradas nossos lá entraram com o carro do 'Chulógrafo'."

deve ler-se:

"Se alguém se lembrar da data de montagem da vedação, ficamos com mais um limite superior. De certeza que já existia vedação no fim de 1984, pois foi quando uns camaradas nossos lá entraram com o carro do 'Chulógrafo'."

Anónimo disse...

uma errata que veio de longe :)

401/77 - João Simões ;)

Miguel Barroso disse...

Eu entrei em 1983, e os campos de jogos já tinham vedações... ou seja, tem de ser anterior a Outubro de 1983.