sábado, fevereiro 25, 2006

Memórias do Baú XXIX - Frases Lapidares

Continuação de Memórias do Baú XXVIII - Frases Lapidares.

No Colégio, Aprendemos a Ver Mais Longe (Parte I)


Em primeiro lugar, havia que localizar o ponto de passagem para cima da placa. Ficava por cima das latrinas do 1º ano, ao fundo, do lado esquerdo: um buraco quadrado, com cerca de 40 cm de lado, com uma tampa de madeira pintada de branco, para ficar devidamente "camuflado".

O acesso à tampa não era fácil. Um aluno alto, em pé em cima das paredes das latrinas e com os braços esticados, ainda ficava quase a 1 metro da abertura, que nem sequer ficava directamente por cima de uma das paredes, mas mesmo por cima da latrina.

Já não me lembro como é que a abertura era acedida, mas terá certamente sido necessário algum objecto volumoso para servir de escadote: por exemplo, dois armários verdes empilhados lateralmente sobre as paredes das latrinas serviriam perfeitamente. Qualquer que fosse a solução, ela ficava montada durante a incursão até ao topo, dando a quem a visse a indicação clara de que havia gente lá em cima.

Uma vez acedida a tampa, esta era removida para cima, e os "exploradores" passavam um a um, levando pelo menos uma lanterna e o indispensável equipamento fotográfico.

O espaço entre a placa e o telhado era absolutamente normal, dando a ideia de uma construção de boa qualidade. Não havia qualquer vestígio da presença de alunos - números pintados ou marcados a canivete, etc. Não havia nada de interessante a fazer, a não ser ir até ao fundo das camaratas ("dica" para a "Noite dos Fantasmas" dos próximos anos: andar, saltar e arrastar correntes por cima da camarata do 1º ano deve dar um efeito fabuloso!).

Depois vinha a parte mais difícil: abrir um espaço no telhado que desse para passar, sem partir telhas, e que fosse possível voltar a fechar outra vez...

Fotografados: 207/78 e 357/77.

Continua em Memórias do Baú XXX - Frases Lapidares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso deixar de manifestar a justa indignação pela linha editorial deste blog que assume aqui um carácter de difamação do bom nome de cidadãos honestos e trabalhadores.
É óbvio que esta foto é uma montagem por vários motivos: i) não se avistam nem os candeeiros, nem os garrafões do estádio de futebol ali ao lado; ii) também não aparece o centro colombo que como é sabido está no enfiamento do corpo de alunos ii) sei de fonte segura que o 207/78 no momento em que foi tirada a foto estava a estudar para os exames do 12º ano e portanto não podia aparecer na foto.

Cada vez é mais claro que os interesses obscuros por trás da linha editorial deste blog passam por denegrir a reputação de membro de Conselhos de Administração de empresas do PSI20.

Este blog tem de mudar a sua linha editorial, no sentido de exortar os elevados valores colegiais como o ensino da arte equestre e a sã relação de camaradagem entre os alunos, nomeadamente na mais valia que os graduados conferiam à educação colegial dos alunos mais novos.
Tenho dito